20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Hortas modelos serão implantadas em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande anunciou hoje, que iniciou, nesta semana, a implantação de uma horta modelo na Incubadora de Alimentos Norman Edward Hanson, localizada no Jardim Santa Emília. E que tem planejado a instalação de outras três ‘campos’ em outras diferentes regiões da Capital. Nesta primeira ação, como se visa nas demais, no local, os produtores serão orientados com práticas inerentes ao trabalho: adaptação do solo (adubação), plantio de sementes e mudas, desenvolvimento vegetativo e colheita.

A primeira, no local do Santa Emília, foram preparados 15 canteiros, onde estão sendo plantados alface, cebolinha, coentro, salsa, açafrão, repolho, couve, almeirão, tomate cereja e rúcula, além do pomar para cultivo de limão e ponkan. Assim, a horta de 320m², implantada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc), será uma unidade técnica demonstrativa para auxiliar a comunidade e os produtores no plantio e cultivo de suas hortaliças.

“Essa iniciativa em fomentar hortas nas incubadoras municipais faz parte do planejamento estratégico da Sedesc, que está finalizando a regulamentação do Plano Municipal de Agricultura Urbana, agregando ações de sustentabilidade, trabalhando com produtos orgânicos e auxiliando no desenvolvimento econômico”, afirma o secretário Rodrigo Terra, da Sedesc, destacando também que a implantação dessas hortas “vem ao encontro da proposta de mudanças na Secretaria, que está incorporando o agronegócio no próprio nome”.

A Prefeitura estuda a implantação de outras três hortas, nas incubadoras dos bairros Mário Covas, Zé Pereira e Estrela Dalva. Todo o projeto acontece em parceria com o Fundo de Assistência à Comunidade (FAC), responsável por dar destino aos alimentos produzidos, entregando a famílias em insegurança alimentar, atendidas por entidades assistenciais.

Pessoal a agir

conforme a Sedesc, se prepara o terreno e plantio, e a Sedesc treina oito pessoas para atuarem nas hortas que serão implantadas, com meta de colheita para agosto. O projeto tem por objetivo aumentar a autossuficiência dos produtos de hortifruticultura, bem como ampliar em 50% o número de hortas em Campo Grande.

Fale com a Redação