IBGE começa pesquisa de saúde em MS e vai visitar mais de 4 mil domicílios até novembro

5
Entrevistadores do IBGE em MS coletarão informações sobre saúde, hábitos de vida e acesso aos serviços de saúde (Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias)

Levantamento será feito por cerca de 60 entrevistadores e vai reunir dados sobre doenças, hábitos, acesso à saúde e condições de vida da população

O endereço de milhares de famílias de Mato Grosso do Sul entrou no roteiro de uma das principais pesquisas sobre a saúde da população brasileira. Desde última quarta-feira (8), equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) percorrem municípios do Estado para a coleta de dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2026, levantamento que vai visitar cerca de 4.335 domicílios até novembro.

A pesquisa segue até o dia 30 de novembro e contará com a participação de aproximadamente 60 entrevistadores do IBGE em Mato Grosso do Sul. Em todo o país, cerca de 140 mil residências foram selecionadas para participar do levantamento, que tem como objetivo reunir informações para orientar a criação e o acompanhamento de políticas públicas na área da saúde.

Durante as visitas, os servidores aplicam questionários sobre as características do domicílio e dos moradores. Depois dessa etapa, um residente com 15 anos ou mais é escolhido aleatoriamente para responder perguntas individuais sobre sua condição de saúde, hábitos e acesso aos serviços disponíveis.

Entre os temas investigados estão doenças crônicas, saúde da mulher, envelhecimento da população, saúde bucal, saúde mental, alimentação, prática de atividades físicas, tabagismo, acidentes, violência, doenças transmissíveis, pessoas com deficiência, planos de saúde, utilização do Sistema Único de Saúde (SUS), além de informações relacionadas a trabalho, renda, educação e condições de moradia.

Segundo o IBGE, como a pesquisa é feita por amostragem, cada residência selecionada representa um grupo maior de domicílios com características semelhantes. Por isso, a participação dos moradores é considerada fundamental para garantir a qualidade e a precisão dos resultados.

Aferição de pressão, peso e altura

Além das entrevistas, parte dos participantes passará por procedimentos de avaliação física, como medição da pressão arterial, peso e altura. As informações coletadas ajudam no acompanhamento de indicadores como hipertensão e excesso de peso.

Para garantir a uniformidade dos dados, os entrevistadores receberam treinamento específico para realizar as aferições e aplicar os questionários conforme os critérios definidos pelo instituto.

Exames de sangue e urina serão novidade

A edição de 2026 da Pesquisa Nacional de Saúde terá uma nova etapa: a coleta de sangue e urina de uma parcela dos participantes com 35 anos ou mais que vivem em capitais e regiões metropolitanas.

A coleta será realizada entre julho e outubro e permitirá análises como hemograma, perfil lipídico, hemoglobina glicada, creatinina, ácido úrico, níveis de sódio e potássio, além de exames relacionados à chikungunya e à exposição a metais como chumbo e mercúrio.

Os moradores selecionados receberão gratuitamente os resultados dos exames. A realização da coleta e das análises contará com apoio do Hospital Israelita Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Como confirmar a identidade dos entrevistadores

O IBGE orienta que os moradores verifiquem a identificação dos profissionais antes de fornecer informações. Os entrevistadores estarão utilizando crachá, colete institucional e equipamento eletrônico para registrar os dados.

A confirmação da identidade pode ser feita pelo portal respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181. Para a consulta, é necessário informar dados como matrícula, CPF ou RG do entrevistador.

A PNS é realizada periodicamente pelo IBGE e permite comparar indicadores de saúde da população brasileira ao longo dos anos. A edição atual possibilitará análises em relação aos levantamentos feitos em 2013 e 2019, mostrando mudanças no perfil de saúde dos brasileiros.