O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com matrículas abertas para preencher 265 vagas de graduação em 16 cursos de ensino superior remanescentes do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de agosto. O total de oportunidades são para 16 cursos, diversos na área das Engenharias, em quase todos os campus no Estado, em nove municípios.

Contudo, só podem participar do processo seletivo pessoas que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 em diante, desde que tenham obtido nota acima de zero nas provas de redação e das demais áreas do conhecimento. E as vagas são destinadas apenas a candidatos que cursaram todas as séries do Ensino Médio em escola pública, e também àqueles com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

As opções de cursos disponíveis são de bacharelado em licenciatura e tecnologia em Alimentos, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos, Química, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

As vagas são ofertadas para o campus de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre de 2021.

Reserva em outras áreas

Os interessados também poderão se inscrever para cadastro de reserva nas graduações em Engenharia Elétrica, Automação Industrial e Engenharia de Controle e Automação. O chamamento será realizado caso haja cancelamento de matrículas até o final do mês de agosto.

Para matrícula, os candidatos devem acessar o próprio site da instituição em Sistema de Matrículas e apresentar os documentos exigidos. Interessados em participar que não tenham acesso à internet podem solicitar o uso de um computador nos campi do Instituto Federal, com agendamento prévio.

A divulgação dos candidatos aptos à matrícula e lista de está prevista para o dia 20 de agosto.

Comentários