Imunização do rebanho bovino começa hoje em Mato Grosso do Sul

509

Campanha começa nas três regiões sanitárias do estado: Planalto, Fronteira e Pantanal.

01/05/2020 11h37
Por: Redação

Mato Grosso do Sul abre nesta sexta-feira, dia 1º de maio, a primeira etapa de campanha de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos em 2020. Nas regiões sanitárias do Planalto e Fronteira a imunização vai até o dia 31 de maio e no Pantanal até 15 de junho.

Considerando orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o calendário de vacinação foi mantido e o pedido de antecipação foi flexibilizado, como medidas de contenção da pandemia da Covid-19, foi autorizado desde desde 15 de abril a compra das doses e vacinação do rebanho.

No Planalto e na Fronteira a vacinação acontecerá de 1º a 31 de maio, e o registro deve ser feito de 1º de maio a 15 de junho. Os proprietários da região do Pantanal deverão vacinar de 1º de maio a 15 de junho e o registro de 1º de maio até 30 de julho.

Segundo o Secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), que é presidente do Comitê Gestor do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), em Mato Grosso do Sul as ações do plano que prevê a retirada da vacinação até 2021 estão mantidas.

Imunização do rebanho bovino começa hoje em Mato Grosso do Sul