Novas estruturas foram inauguradas nesta quarta-feira, 6, no Campus de Três Lagoas. (Foto/Divulgação)

Novas estruturas foram inauguradas nesta semana, no Campus de Três Lagoas. Além da revitalização do auditório na Unidade 1, foram entregues à comunidade a Clínica Escola Integrada, o Escritório Modelo de Assistência Judiciária e o Laboratório de Genética e Biologia Molecular.

Inaugurações em campus da UFMS de Três Lagoas contemplam toda a comunidade

O reitor Marcelo Turine destacou a importância das realizações. “Estou muito feliz em visitar o campus e também por, mesmo nesse momento de pandemia, estarmos fazendo várias entregas de obras e iniciando novos sonhos. Hoje recebemos a escritura definitiva de uma parte do terreno do campus, por meio de uma parceria com a prefeitura. Também com a prefeitura e com o Ministério Público do Trabalho, entregamos o Laboratório de Genética e Biologia Molecular, que deve auxiliar para além das ações relacionadas à pandemia. Inauguramos ainda o Escritório Modelo de Assistência Judiciária e a Clínica Escola, e, ainda, estamos revitalizando os auditórios da Universidade. Acho que essa é a missão institucional, é preservar esse patrimônio e realizar entregas para a comunidade universitária e a sociedade”, apontou.

O diretor do campus, Osmar Jesus Macedo, expressou a alegria da comunidade. “Estamos muito felizes e agradecemos à administração da Universidade e parceiros. Com essas realizações temos condições ainda melhores de continuar desenvolvendo nossas atividades do dia a dia, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estamos passando ainda pelo processo da pandemia, que nos afetou de maneira importante fazendo com que reinventássemos a forma de trabalhar. A UFMS não parou e temos aproveitado a ocasião de baixa frequência de pessoas no campus para podermos avançar com algumas revitalizações e organizações dos espaços”, anunciou.

O deputado federal Dagoberto Nogueira, que destinou emenda parlamentar para o laboratório e escritório, falou sobre os investimentos. “A educação é nossa grande bandeira. É uma honra muito grande estar aqui e participar de um evento como esse, fazermos emendas para ajudar construções como as realizadas pela UFMS”, falou.

Inaugurações em campus da UFMS de Três Lagoas contemplam toda a comunidade

“Investir em educação é investir no futuro. Em nome do prefeito Angelo Guerreiro cumprimento a todos os presentes na realização desse sonho, na inauguração desse laboratório que é muito importante não só para a cidade de Três Lagoas, mas também para costa leste, para o estado de MS e para o Brasil. Muitas pessoas vêm à nossa cidade procurar saúde, emprego, todo tipo de serviço. Queremos ser referência no estado e país”, disse o vice-prefeito, Paulo Jorge Salomão.

A secretária municipal de Saúde, Elaine Cristina Ferrari Furio, relembrou os tempos de estudante. “Estou muito feliz e tenho muito orgulho de voltar aqui hoje. Me formei aqui. Sou da segunda turma de Enfermagem da UFMS, passamos por algumas dificuldades de um início de curso, então sei que investimentos como esse são muito importantes não somente para os alunos, para a Universidade, mas também para a população. Quero deixar as portas da Secretaria Municipal de Saúde abertas a todos vocês, nós somos parceiros, sempre fomos e continuaremos sendo”, afirmou.

Inaugurações

Segundo o coordenador do Laboratório de Genética e Biologia Molecular, Edis Belini Júnior, a ampliação representa uma grande conquista para o Campus de Três Lagoas. “O laboratório já é considerado referência nacional em diagnóstico das hemoglobinopatias, com essa ampliação será possível o desenvolvimento de outros projetos na Instituição. Projetos de pesquisa, de extensão e de ensino, entre várias outras atividades que fortalecem tanto a formação dos estudantes, como também demonstram para a sociedade a importância desse laboratório”.

Com a iniciativa, o laboratório teve ampliação de 25,75m² e conta com sala de paramentação, de processamento de dados, sala pré-PCR e sala de extração de DNA/RNA, além de equipamentos como termocilador em tempo real, extratora semiautomatizada de DNA/RNA, cabines de biossegurança e centrífugas.

O diretor do campus, Osmar Jesus Macedo, lembrou que o laboratório recebe amostras de todas as regiões do Brasil e que com o recebimento de novos equipamentos poderão ser realizados no local testes como o da Covid-19 e também do pézinho, entre outros. “A colaboração não será somente com o sistema de saúde local, como também com as pesquisas dos nossos profissionais e estudantes”, falou.

Inaugurações em campus da UFMS de Três Lagoas contemplam toda a comunidade

A Clínica Escola Integrada também tem grande relevância para a região. A coordenadora Priscila Balderrama destacou que o local tem 12 consultórios e que eles não serão usados apenas para atividades de ensino, de pesquisa e extensão. “Vamos atender à demanda que virá do município de Três Lagoas. Então isso é muito importante tanto para a comunidade, quanto para os acadêmicos dos cursos de saúde do CPTL”, disse.

Já o Escritório Modelo de Assistência Judiciária reúne os laboratórios de práticas que ocorrem no curso de Direito. “É significativo para cidade de Três Lagoas e para nossa região no atendimento à comunidade, com prestação de serviços de assistência jurídica integral e gratuita, na solução de conflitos que a sociedade eventualmente venha a se envolver. Então, oferecemos tanto a questão de atendimento, judicializações, como também soluções consensuais de conflitos através da mediação ou conciliação”, explicou o coordenador do escritório, Evandro Carlos Garcia.

O campus também recebeu a revitalização do auditório da Unidade 1. O local foi totalmente reformado, preservando as características originais de assoalho tanto na plateia quanto no palco. O espaço tem aproximadamente 250m², recebeu instalação de 217 poltronas novas e sistema de refrigeração e iluminação própria.

Comentários