20 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Influência do clima e descompactação do solo são temas de lives da Embrapa

A Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados em parceria entre Embrapa Soja de Londrina (PR) e Embrapa Agropecuária Oeste realiza hoje (24) e amanhã (25) lives referentes a clima e solo. Nesta quinta-feira, as 10 horas, a live terá como tema “A importância do clima no seu dia a dia: o exemplo de Mato Grosso do Sul”. No dia seguinte, as 9h, intitulado “A produtividade de sua lavoura está limitada pela compactação do solo?”. Para a live do dia 26, as inscrições, antecipadas, são pelo link https://bit.ly/3hKuBPo. Após a inscrição, o participante receberá o link da live.

Clima

O evento ao vivo sobre o clima, 25 de junho, conta com a presença dos pesquisadores Carlos Ricardo Fietz, Danilton Luiz Flumignan e Éder Comunello, que falarão sobre temas interdisciplinares. A live terá como moderador o pesquisador Milton Parron Padovan. O pesquisador Fietz vai apresentar uma visão panorâmica do clima da região sul de Mato Grosso do Sul, com informações sobre eventos extremos, como temperaturas máxima e mínima, umidade do ar, velocidade do vento, além de falar sobre o comportamento da temperatura e chuva, ocorrência de geadas e veranicos, entre outros, na região.

Outra região do estado retratada será a leste, conhecida como Bolsão. A partir dos estudos de clima feitos pela Embrapa Agropecuária Oeste, mostrou-se que os produtores rurais da região, predominantemente pecuário, podem explorar o setor agrícola, bastando para isso conhecer e usar bem o clima propício para a agricultura e transpor as condições desfavoráveis, como mostram as pesquisas do Centro de Pesquisa da Embrapa.  Esse será o assunto de Danilton Luiz Flumignan, pesquisador da Unidade da Embrapa, de Dourados, MS.

O uso dos dados para zoneamento climáticos, em especial o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), será o assunto do pesquisador Éder Comunello. Entre eles, ele mostrará como a quantidade de estações meteorológicas com séries longas, com no mínimo 15 anos, dados de plantas, para estimar a necessidade de água das culturas, além da capacidade do solo armazenar a água, resultam nas recomendações do ZARC, com os períodos mais favoráveis de plantio.

Live compactação do solo

Os pesquisadores Henrique Debiasi, da Embrapa Soja eJúlio Cesar Salton, da Agropecuária Oeste abordarão a compactação do solo para as região de transição, do climasubtropical da região de MS

O objetivo é discutir a qualidade física do solo que se manifesta por várias formas,entre as quais a compactação. Para tanto o diagnóstico é fundamental para entendero que causa esse problema. Sua evolução ao longo do tempo devido ao uso de uma sequência de práticas inadequadas. Com o diagnóstico correto, com o método de Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES) pode-se corrigir os problemas e retornar o solo a sua melhor condição.

Durante a live, os pesquisadores vão apresentar as ferramentas que associadas ajudam a melhorar a estrutura do solo, práticas de estímulo à atividade biológica sozinha ou associada com métodos mecânicos como a escarificação, entre outros. Todos os detalhes serão discutidos com os participantes no evento Ao Vivo pelo Canal da Embrapa pelo YouTube (https://www.youtube.com/embrapa), que será moderado pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia.

Fale com a Redação