O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de baixa umidade para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso segue até as 18h de hoje (3). A condição climática coloca em risco a saúde das pessoas e aumenta a propagação dos incêndios florestais, conforme aviso do Instituto.
O aviso de perigo potencial alerta para umidade relativa do ar variando entre 30% até menos de 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde, com ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet recomenda que as pessoas que estejam nessas cidades bebam bastante líquido, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e desgaste físico nas horas mais secas. Também é recomendado o uso de hidratante para pele e umidificação do ambiente, além de evitar consumo de bebidas diuréticas (café e álcool).
As temperaturas poderão variar entre de 25°C a 44°C no Estado, e na capital variação está estimada em 25°C a 40°C. No início desta manhã, Campo Grande registra 26ºC, com a umidade relativa do ar em 48%. Durante o dia, a umidade relativa do ar deve cair consideravelmente.
Aviso na palma da mão
A Defesa Civil possuí sistema de alerta para celulares cadastrados. Quem quiser receber por SMS avisos climáticos importantes pode enviar uma mensagem de texto para o número 40.199 com o CEP de interesse.
Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).
Para mais informações, o Inmet disponibiliza o número da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193).