O processo seletivo para Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Sociais vai até hoje.

As inscrições para os cursos a distância ofertados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em conjunto com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) terminam neste domingo (15). São mais de 400 vagas distribuídas entre os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Sociais. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet.

No processo seletivo, os candidatos poderão escolher entre duas formas de ingresso: notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Emen) nos últimos 5 anos, ou  notas obtidas no último ano do Ensino Médio Regular nas disciplinas de Português e Matemática. 

Confira os editais: Notas do ENEM – Notas do Ensino Médio Regular.

Para o curso de Licenciatura em Pedagogia, as vagas são para os polos de para os polos de Água Clara, Aparecida do Taboado, Camapuã, Coxim, Paranhos e Rio Brilhante. Já para o curso de Licenciatura em Ciências Sociais, as vagas são para os polos de Bataguassu, Bela Vista, Costa Rica, Miranda, Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste. 

De acordo com a reitoria da UEMS, a oferta dos cursos de graduação na modalidade EaD visa, primordialmente, ampliar e interiorizar o acesso ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade no Brasil e também incentivar a formação de professores das redes públicas de ensino que ainda não tenham a habilitação legal exigida para o exercício da função (Licenciatura). 

Os editais da UEMS reservaram 20% das vagas dos cursos para candidatos Negros, 10% para candidatos Indígenas, 10% para candidatos residentes em Mato Grosso do Sul e 10% para professor da rede pública de ensino, em exercício, sem formação em nível superior ou sem formação na área em que atuam, de acordo com as normas e leis vigentes que tratam das políticas afirmativas.

Ainda de acordo com os editais, somente poderão concorrer às vagas para os regimes de cotas para negros e indígenas, candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Somente poderão concorrer às vagas ao regime de cotas para professores, candidatos que comprovem o efetivo exercício.

Comentários