Setores estão contratando profissionais para atender demanda criada com a pandemia do novo coronavírus e o confinamento da população
10/04/2020 12h37
Por: Márcia Rodrigues/R7
Os setores de saúde e alimentação estão se desdobrando para atender a demanda da população durante a pandemia do coronavírus. Apesar de a crise que atinge a economia, a movimentação em farmácias, clínicas, hospitais e supermercados gera oportunidade de trabalho para diversos profissionais.
Segundo a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), há vagas para trabalhadores qualificados nas duas áreas, consideradas essenciais nesse período.
Na saúde, há oportunidades para atuação em hospitais, estabelecimentos de campanha e clínicas para as seguintes funções:
-
Enfermeiro;
-
Técnico de enfermagem;
-
Serviço de manutenção;
-
Serviço de copa; e
-
Serviço de recepção.
Também existem vagas na indústria de suprimento hospitalar, com foco na produção de EPIs, embalagens, álcool gel e derivados de toda a cadeia da saúde.
No setor de alimentação, as chances estão concentradas na produção de alimentos, embalagens e nos supermercados varejistas e atacadistas. Os cargos são:
-
Operador de loja;
-
Repositor;
-
Caixa;
-
Padeiro;
-
Açougueiro; entre outros.
Michelle Karine, presidente da Asserttem, diz que ainda não dá para mensurar o efeito da pandemia do coronavírus no volume de vagas temporárias abertas para a Páscoa, já que esses dados são consolidados dois meses após a data. A previsão, no entanto, é de que haverá um impacto significativo.
“As empresas, em geral, estão demitindo os profissionais temporários por causa da pandemia. Em contrapartida, a indústria e o varejo do setor alimentício estão precisando de reforço, não por causa da Páscoa, mas devido ao isolamento social”, explica.
O movimento maior, segundo Michelle, está sendo observado nos hipermercados e supermercados. O GPA, detentor das marcas Compre Bem, Assaí, Pão de Açúcar, Extra, Mercado Extra, Minuto Pão de Açúcar, Mini Extra, entre outras, abriu processo seletivo para contratar 5 mil profissionais.
Os novos funcionários trabalharão em um período inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado.
As oportunidades são para cargos operacionais (como estoquistas, caixas e atendentes) nas lojas e e-commerce do Extra e do Pão de Açúcar de todo o Brasil, além do James e da Cheftime, startups que pertencem à companhia.
Pandemia fechou vagas em outros setores
Apesar de o bom desempenho dos setores de saúde e alimentação, a maioria dos segmentos econômicos vem sofrendo com a pandemia do coronavírus.
Das mais de 2.200 agências associadas da Asserttem, 81% tiveram contratos de trabalho encerrados em razão da pandemia. A maior parte deles é da indústria. Entre as associadas, 60% tiveram a oferta de vagas temporárias e efetivas suspensas pelos clientes.
A pesquisa, realizada na primeira semana de abril, também apontou que 53% das agências têm vagas temporárias e efetivas abertas, sendo que 25% delas concentra, apenas, oportunidades temporárias. Do total de associadas, 18% não têm vagas abertas em razão da pandemia.
Empresárias demitiram temporários
Glauci Pereira, dona da Delícias Glauci, contratou seis profissionais temporários, em fevereiro, para auxiliar na movimentação do período de Páscoa, mas precisou demiti-los logo que iniciou o isolamento social.
“Demos férias para nossos funcionários e somente a nossa família está trabalhando, já que as vendas não chegam nem a 20% do que atingimos nos anos anteriores”, diz a empresária.
Outra empreendedora, Vanessa Couto, dona da unidade da rede Cacau Show do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, também precisou demitir os funcionários temporários logo que o isolamento social começou.
“Fico triste porque gosto de contratar gente e ver a loja cheia”, comentou.
