21.8 C
Campo Grande
sábado, 18 de maio, 2024
spot_img

Laboratório de MS atende Startup do Rio de Janeiro e conquista selo internacional

Quando se fala no mercado de inovação brasileiro, logo o eixo Rio-São Paulo é citado. Mas, a lógica está se invertendo, com estados como Mato Grosso do Sul despontando e comprovando potenciais de outras regiões do país. Um sinal disto é que a startup carioca aFarma, atendida no Living Lab – laboratório do Sebrae/MS, foi qualificada com o selo internacional IImpact, que reconhece a contribuição socioambiental das startups.

Mais de 500 iniciativas, de 19 países da América Latina se inscreveram para pleitear o selo. Elas foram analisadas por 75 líderes de empresas, investidores e professores, e deste total, apenas 70 soluções foram aprovadas, incluindo a startup carioca. O emblema mostra que a empresa mede corretamente o impacto socioambiental que se propõe a gerar no mercado.

A aFarma fica na cidade do Rio de Janeiro e atua na área da Saúde, com uma plataforma de intermediação para produtos fármacos e não fármacos comercializados em drogarias. O primeiro produto é o aFarma Popular, que fornece remédios para hipertensão, diabetes e asma gratuitamente, com entrega em casa. O propósito da startup é colaborar com a redução de internações e óbitos precoces ocasionados por falta de medicação.

Para chegar neste patamar, foi preciso se preparar. De forma on-line, a empresa participou de dois programas de aceleração gratuitos em Mato Grosso do Sul: Five Weeks e Early Stage, ofertados pelo Living Lab MS. Foi quando o projeto da startup saiu do plano das ideias e ganhou força, até virar um modelo de negócios real e de impacto.

“Conhecemos o laboratório através de relatos de empreendedores elogiando a participação no programa, o famoso ‘marketing boca a boca’. Acreditamos que o nosso país é plural e existem pessoas fenomenais em todas as cidades do país, por este motivo nos inscrevemos para conhecer essas pessoas do MS, que estão nos ajudando até hoje”, afirma o CEO da startup, Derick Bezerra.

Sobre o selo, o empreendedor acredita que está no caminho certo e já tem planos futuros. “Ser reconhecido internacionalmente com o selo iImpact, maior mapeamento de impacto social de startups da América Latina, nos faz acreditar que estamos no caminho certo e podemos criar negócios de impacto, evoluindo como nação. Iniciamos no RJ e pretendemos disponibilizar nossa solução para todas as capitais até o fim do primeiro semestre de 2021”, destaca.

A gerente do Living Lab MS, Leandra Costa, acredita que a conquista da aFarma traz impactos positivos para o ecossistema de inovação do estado. “Quando vemos empresas de outros estados participando de programas e fazendo essa troca aqui, todo o ecossistema de MS ganha, comprovamos que atuamos em um ecossistema brasileiro. O grande ganho é ir além fronteira e atuar em rede, hoje não estamos mais delimitados por ambientes físicos”.

O Living Lab é um laboratório de inovação colaborativo que tem como objetivo desenvolver ideias inovadoras e startups em Mato Grosso do Sul. Foi inaugurado em 2016 pelo Sebrae em parceria com instituições públicas e privadas, com o propósito de falar sobre empreendedorismo e inovação de uma forma disruptiva. Para saber mais, acesse www.livinglabms.com.br.

Sobre o selo

O selo iImpact Badge da Innovation LATAM é uma iniciativa em parceria com a Fundação Dom Cabral, que visa reconhecer a contribuição socioambiental das startups, sejam elas negócios de impacto ou não. Ao se qualificar, o empreendimento mostra para clientes e investidores que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fale com a Redação