25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de agosto, 2025
spot_img

Leitor flagra “ave-fantasma” em tronco de árvore no pátio de escola

Urutau estava repousado tranquilamente na árvore e até ‘sorriu’ para a lente do fotógrafo.

26/08/2019 13h29
Por: Redação

Uma ave que tem como característica a habilidade de se camuflar chamou a atenção do funcionário público Ailton dos Santos, de 38 anos, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, no centro de Dourados. O Urutau, como é conhecido, foi percebido pela internauta no domingo (25), no tronco de uma árvore que fica próximo a quadra de esportes da escola presbiteriana Erasmo Braga.

Segundo ele, aos finais de semana costuma realizar serviços particulares na cidade, dentre eles poda de árvores. Foi quando realizava o trabalho, que teve a felicidade de encontrar a ave e ainda pôde fotografá-la. “Eu estava cortando os galhos da árvore na manhã de ontem, quando deparei com a linda ave e resolvi realizar as fotos, momento que ela fez questão de pousar para as imagens”, comentou Ailton.

O Urutau também é conhecido como “ave-fantasma”, “mãe-da-lua”, de habitat noturno e típico do cerrado e da mata atlântica. Tem o hábito de ficar várias horas na mesma posição para se camuflar, tendo um papel ecológico importante por fazer a limpeza no ambiente onde vive.

Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes. Não é raro se alimentar de morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

A ave é tida como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. O canto do Urutau figura várias lendas e normalmente acontece após a lua “nascer”. Entre as lendas existe a que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

Confira as fotos enviadas pelo leitor:

Fotos: Ailton dos Santos/Arquivo pessoal

Fale com a Redação