Ambos são organizados por mulheres e esperam grande número de participantes
29/09/2018 16h58
Por: Redação
Manifestações contra e a favor o candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), neste sábado (29), ocorrem respectivamente na Praça Cuiabá, conhecida como Cabeça do Boi, e nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.
Mulheres Unidas Contra Bolsonaro em MS – # Ele Não
Os manifestantes contra Bolsonaro estão na Praça Cuiabá como concentração. Esperando cerca de 2 mil pessoas, até agora, cerca de 1 mil já estão no evento em passeata pela Orla Morena.
O evento teve o local alterado por duas vezes, devido a proximidade com o evento a favor de Bolsonaro. Primeiro ocorreria na Praça Ary Coelho, depois foi alterado para a Praça do Rádio Clube e por fim será feito na Praça Cuiabá, também conhecida como Cabeça do Boi.
Conforme a organização do movimento contra Jair Bolsonaro, publicou no Facebook, o ato foi feito para repudiar ”posições machistas, racistas e homofóbicas do candidato”. Apesar do foco ser o feminismo, o grupo também convida homens para a manifestação.
Os manifestantes se concentraram na Praça Cabeça de Boi das 15h às 16 horas, quando saíram em caminhada. O percurso programado é passar pela Orla Ferroviária até a rua Antônio Maria Coelho e retornar à praça.
A manifestação tem um carro de som e mobiliza as pessoas com gritos como “Sou feminista, não abro mão de derrotar o fascista na eleição”.
Muitas pessoas estão com camisetas e cartazes com escritos contra o candidato do PSL à Presidência da República.
Muitos também vestem roxo, que seria uma cor neutra, sem ligação partidária, que representa a luta das mulheres contra o candidato.
Mulheres com Bolsonaro – # Ele Sim
Enquanto a manifestação convocada por mulheres contra o candidato do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, já reúne mais de mil pessoas na Praça Cuiabá, na Vila Planalto, em Campo Grande, na Cidade do Natal, em frente ao Parque das Nações Indígenas, os primeiros manifestantes favoráveis ao capitão da reserva, começam a chegar.
A organização do evento, informou que o movimento Ele Sim surgiu exatamente para contrapor quem protesta contra o candidato que elas chamam de ”mito”. Segundo a postagem, o ato delas será para evitar a continuidade da ”falácia que bolsonaro odeia as mulheres”.
O movimento favorável a Jair Bolsonaro preferiu as camisetas amarelas, tradicionais dos protestos contra a ex-presidente da República Dilma Rousseff, há dois anos. No movimento “Mulheres contra Jair Bolsonaro”, a cor usada é o roxo, para simbolizar a luta feminina por direitos já conquistados, e a afirmação do gênero na sociedade.
Como forma de frear a campanha “Ele não”, que ganhou projeção internacional ao se referir ao candidato Jair Bolsonaro, o grupo favorável ao militar da reserva usa o termo “Ele sim”.
O organizador Matheus Henrique Rego Gama Duarte, espera pelo menos dois mil manifestantes no local. Por enquanto, na Cidade do Natal, há pouco mais de 100.
Segurança
Conforme a Polícia Militar, nos eventos deste sábado será aplicado somente o policiamento ordinário, já que segundo a corporação não foram protocolados, nem feito informes objetivos que justificassem empenho de policiamento específico.
Ainda conforme a PM, nos dois atos haverá policiamento de trânsito para ”garantir a livre circulação e bom andamento do trânsito”. (Com informações Correio Estado)





















