Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul reforçou as ações do Projeto Florestinha, iniciativa socioambiental que forma crianças e adolescentes como multiplicadores da consciência ambiental.
Mais que uma atividade educativa, o projeto oferece uma experiência transformadora para jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo valores sociais e ambientais. Os participantes aprendem sobre a importância da manutenção da biodiversidade, o consumo consciente, a destinação adequada dos resíduos sólidos e a necessidade de respeitar a legislação ambiental como ferramenta essencial para proteger os recursos naturais.
Munidos desse conhecimento, os “Florestinhas” levam as reflexões para suas escolas, estimulando o engajamento de colegas e incentivando atitudes responsáveis nas comunidades onde vivem.
Durante a Semana do Meio Ambiente, o projeto intensificou as visitas a escolas de Campo Grande e municípios vizinhos, realizando oficinas, rodas de conversa e apresentações lúdicas, como teatro de fantoches, que abordam temas ambientais de forma leve e educativa.
Nesta quinta-feira (5), os “Florestinhas” estiveram no CEINF Zedu, no Parque dos Poderes, onde mais de 400 alunos participaram de uma programação especial. A escola está localizada em uma das maiores áreas verdes urbanas da capital, local que abriga diversas espécies de animais silvestres e que enfrenta desafios como atropelamentos, reforçando a importância da educação ambiental voltada à convivência segura com a fauna.
Além da preservação dos animais, foram discutidos temas como maus-tratos contra animais e o correto descarte de resíduos. As atividades iniciaram às 8h30 e seguiram durante toda a manhã.
Complementando as ações educativas, a PMA realizará nesta sexta-feira (6) uma blitz ambiental no Parque dos Poderes, com foco na prevenção de atropelamentos de animais e na conscientização de motoristas e visitantes sobre a importância da proteção ambiental.