O segundo turno das eleições gerais de 2022, neste domingo (30), tem um primeiro balanço sobre a estrutura eleitoral em MS que, 124 urnas apresentaram problemas em três horas de votação. Segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), 48 aparelhos precisaram ser trocadas e 76 tiveram falhas. Já os presos foram, até o momento, um idoso que em Campo Grande foi pego fazendo vídeos durante votação e como já havíamos noticiado um Homem é preso por boca de urna em escola de bairro da Capital
As substituições foram em Rio Brilhante, Corguinho, São Gabriel do Oeste, Maracaju, Naviraí, Água Clara, Antônio João, Paranaíba, Inocência, Costa Rica, Ladário, Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã, Mundo Novo, Bela Vista, Campo Grande, Nova Andradina, Caarapó, Chapadão do Sul e Novo Horizonte do Sul.
Já as ocorrências que mantiveram as urnas no local, mas que tiveram que passar por ajustes ou por reinicialização e até troca de bobina, foram em urnas em Chapadão do Sul, Aral Moreira, Bodoquena, Dourados, Bataguassu, Maracaju, Ladário, Brasilândia, Jaraguari, Bandeirantes, Nioaque, Água Clara, Coxim, Miranda e Fátima do Sul.
A votação vai até as 16h, horário de Mato Grosso do Sul. São esperados ou estão aptos a votar, um total de 1.996.510 eleitores Sul-mato-grossenses.
Filmezinho em sessão eleitoral
Um idoso de 66 anos foi preso na manhã deste domingo (30), na Capital, após cometer crime eleitoral, durante a votação na Escola Municipal Tertuliano Meirelles, no bairro Caiçara, região Oeste da cidade. Ele foi levado para a sede da Polícia Federal.
Informações passadas são de que o crime eleitoral aconteceu por volta das 8 horas da manhã, quando o idoso transitava no pátio da escola, gritando o nome de um dos candidatos ao Governo e fazendo vídeos.
O vídeo teria sido entregue a uma mulher que estava na frente da escola, segundo testemunhas. A polícia foi chamada e o idoso preso em flagrante por determinação da juíza eleitoral, May Melke Amaral Penteado, da 54ª zona eleitoral.
O idoso foi encaminhado para a superintendência da Polícia Federal.
Decisão do TSE
Com a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) da proibição da divulgação de dados de operações da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul irá seguir determinação do Ministro Alexandre de Moraes.
Segundo a Sejusp, nenhum dado referente à Operação Eleição 2002, do segundo turno, será divulgado neste domingo (30). O balanço deverá ser divulgado na segunda-feira (31). No primeiro turno das eleições, foram duas ocorrências de crimes eleitorais. A decisão foi assinada pelo ministro nesse sábado (29).
Segundo turno
É a 11ª vez que os sul-mato-grossenses elegem o governador. A primeira eleição foi em 1982 e esta é a quinta vez que a disputa será decidida em segundo turno. Quem vencer, tomará posse como o 12º governador em 1º de janeiro de 2023.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.










