23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Prévia da inflação oficial atinge maior patamar para maio em 3 anos

Preço de remédios, reajuste de planos de saúde e combustíveis foram os principais itens responsáveis por puxar o resultado do período

24/05/2019 10h12
Por: Giuliana Saringer/R7

A prévia da inflação oficial registrou o maior valor para o mês de maio em três anos, segundo o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), divulgado nesta sexta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O indicador registrou 0,35% frente a 0,14% no mesmo mês de 2018. Embora o resultado seja negativo em comparação ao período, o indicador desacelerou em comparação a abril, quando era de 0,72%.

O resultado foi impulsionado pelo grupo de saúde, principalmente pelo preço dos remédios e reajuste de planos de saúde. Os transportes também contribuíram para a prévia da inflação, com alta da gasolina e do etanol.

Em contrapartida, o grupo de alimentação e bebidas foi um dos maiores responsáveis pela desaceleração em relação a abril, já que corresponde a cerca de 25% da despesa nos lares do país.

Os produtos com quedas mais notáveis foram o feijão-carioca, as frutas e carnes. Os alimentos que ficaram mais pesados no bolso do consumidor foram o tomate e a batata-inglesa.

De janeiro a maio deste ano, a prévia da inflação acumula taxa de 2,27%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o indicador é de 4,93%.

Prévia da inflação oficial atinge maior patamar para maio em 3 anos

Fale com a Redação