Impressoras 3D

UFMS imprime suporte de protetor facial para Hospital Universitário

 

25/03/2020 13h18
Por: Redação

 
Suporte em cima da impressora 3D Suporte em cima da impressora 3D

Em caráter emergencial e atendendo à demanda do Hospital Universitário, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está produzindo Equipamento de Proteção Individual (EPI), mais especificamente o suporte para protetor facial com visor acrílico, a ser utilizado pelos profissionais de saúde durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).

A Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) e a Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) estão encabeçando esse processo com a impressão dos primeiros suportes, após a validação do equipamento final já ter sido feita pelo HU.

Os primeiros suportes foram impressos em PLA, que é um polímero sintético termoplástico, utilizado em diversos produtos e um deles é a impressora 3D.

"Até a próxima semana teremos 70 máscaras completas para entregar ao Hospital Universitário. Produzimos o suporte e o elástico e o acrílico que completam o EPI são providenciados pelo HU", explica o diretor da Agetic, Luciano Gonda.

A produção varia conforme a impressora e em média cada peça é impressa em três horas. O primeiro parceiro foi o servidor da Sead Eduardo Luís Figueiredo de Lima que tinha impressora 3D em casa e se dispôs a imprimir o material. A Sead disponibilizou PLA que estava guardado para possíveis impressões futuras de outros materiais.

"Fomos atrás de possíveis laboratórios da UFMS que possuem a impressora 3D, como a Faculdade de Computação (Facom) e o Instituto de Física (Infi) que já se dispuseram a ajudar", afirma Luciano.

A baixa quantidade de oferta de PLA e de impressoras 3D que aceitem a dimensão do suporte são alguns empecilhos ao processo.

"Nem toda impressora 3D é capaz de imprimir esse material porque o suporte tem uma dimensão 17cm x 17cm e o PLA não é encontrado facilmente em Campo Grande. Estamos na busca de parceiros e caso a impressora não consiga imprimir essas dimensões, o fornecimento de PLA já é de grande ajuda", diz o diretor da Agetic.

Envie seu Comentário