26.8 C
Campo Grande
terça-feira, 19 de março, 2024
spot_img

Folião consciente: álcool e direção não combinam!

Se beber, não dirija para não estragar a sua festa e a de outras pessoas. As consequências podem ser permanentes ou fatais

23/02/2020 14h16
Por: Redação

Com as festas de Carnaval, momento de cair na folia, ou simplesmente aproveitar o feriado para descansar. Seja qual for a escolha, é importante aproveitar com responsabilidade e tomar cuidado com exageros, como do uso do álcool.

Quando consumido, pode provocar acidentes de trânsito, que podem ser fatais. Nesse período de folia, devido ao maior fluxo de pessoas na rua para curtir o carnaval, o acesso a bebidas é facilitado. Mas não se engane. Álcool e direção não combinam!

Porém em dois dias de blitz da Lei Seca em Campo Grande quase 100 condutores foram flagrados sob efeito de álcool. Número que assusta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dirigir após consumo de bebida alcoólica é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de mortes e lesões no trânsito.

A legislação brasileira determina tolerância zero. Assim, qualquer concentração de álcool no sangue ou recusa a se submeter a testes de etilômetro, sujeita o condutor às penalidades por infração gravíssima, punida com valor da multa de multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além de responder por crime, onde a pena é de detenção de seis meses a três anos.

No Brasil, 5,3% dos motoristas admitiram dirigir após consumo de bebida alcoólica, principalmente na faixa etária de 25 e 34 anos, sendo que entre os homens, aproximadamente um em cada 10 dirige alcoolizado.

Os dados são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico 2019 (Vigitel), realizada nas capitais brasileiras. Segundo a pesquisa, 2,0% das mulheres e 9,3% dos homens afirmaram dirigir após o consumo de qualquer quantidade de bebida alcóolica. Para os homens, as maiores prevalências foram em Palmas (22,4%) e Teresina (21,7%) e, para as mulheres, em Florianópolis (7,0%) e Palmas (6,7%).

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, informou que estará mantendo as Operações e Lei Seca em todas as noites de Carnaval e orienta aos condutores para que tomem uma postura consciente. Seja o motorista da rodada (aquele que não bebe) ou vá por transporte público ou particular.

*Com informações da Agência Saúde

PM/Divulgação

Fale com a Redação