30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

“Ônibus da Saúde” da Cassems completa 9 anos

O programa, que tem o objetivo de levar procedimentos oncológicos ao interior do estado, já passou por 73 municípios e realizou cerca de 96 mil atendimentos

Em 24 de outubro de 2011, o que viria a se tornar o motivo de grande orgulho dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul dava seus primeiros passos e, hoje, 8 anos mais tarde, o “Ônibus da Saúde” da Cassems é referência de unidade móvel de prevenção em saúde em todo o país.

A iniciativa foi construída à partir da constatação do alto número de mulheres em atraso com seus exames preventivos e, hoje, é um dos patrimônios do servidor público de Mato Grosso do Sul. Apenas no ano de 2019, o ônibus visitou 15 municípios e 4 órgãos públicos da capital, onde foram realizadas 490 coletas de exames preventivos e 478 exames de mamografia, com 968 atendimentos. O “Ônibus da Saúde” foi lançado com o objetivo de percorrer todo o estado de Mato Grosso do Sul levando atendimento oncológico digno e eficaz para as comunidades que não têm estrutura adequada para esse tipo de tratamento.

O ônibus é equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. Em nove anos de funcionamento, o programa de prevenção ao câncer já passou pela maioria dos municípios do Estado e contabiliza cerca de 96 mil atendimentos. 

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, salienta que o grande objetivo da Cassems é proporcionar a qualidade de vida aos seus beneficiários e a interiorização do serviço é uma prioridade do plano de saúde. “Há 9 anos, visualizamos o que seria um projeto único e traria prática da prevenção para milhares de beneficiárias, o Ônibus da Saúde.

O ônibus é equipado com mamógrafo e outros instrumentos, para facilitar o diagnóstico do câncer. Isso é levar acesso à saúde e qualidade de vida para os servidores públicos que residem no interior do estado, em cidades com pouca infraestrutura”. De acordo com Maria Auxiliadora Budib, diretora de Assistência à Saúde da Cassems, o programa de prevenção desenvolve um amplo atendimento à população. “O ônibus é equipado com mamógrafos, sala ginecológica com coleta de exames preventivos de câncer de colo do útero, sala de exames clínicos e dermatoscopia. Sempre que vamos aos municípios do interior, temos agenda na manhã com os beneficiários do plano de saúde e, à tarde, atendimento da população local.

O plano de saúde devolve para a sociedade afeto e excelência em saúde”. Para  Fabrício Colacino, médico oncologista e coordenador do programa, é fundamental levar a prevenção em saúde também para o interior do estado. “A importância do ‘Ônibus da Saúde’ é a gente conseguir chegar às pacientes que têm mais dificuldade de ter acesso à prevenção do câncer ginecológico, como a mamografia e o preventivo. Nós já visitamos 73 municípios e, na maioria deles, fomos mais de três vezes, ou seja, estamos entrando na frequência que o Ministério da Saúde e o Instituto do Câncer recomendam”. A assessora da Cassems no interior, Sonilza de Souza Lima, explica que o “Ônibus da Saúde” surgiu para  cumprir uma demanda dos beneficiários. “Esse projeto da ida do ônibus nos  municípios é muito importante, para que as beneficiárias não precisassem sair das suas cidades e ir até outro município para realizar os seus exames preventivos.

A Cassems vai até os usuários do plano de saúde, torna o atendimento mais acessível e, ainda, mantém a qualidade”. O “Ônibus da Saúde” abraça, ainda, a campanha “Outubro Rosa”, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Durante o mês, as ações de prevenção à patologia são intensificadas e o ônibus é levado para o local de trabalho das servidoras públicas, com o objetivo de facilitar o acesso dessas beneficiárias.

Fale com a Redação