32.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 8 de maio, 2024
spot_img

Operação contra fraudes em licitações da merenda escolar acontece na Capital e interior de MS

A PF-MS (Polícia Federal em MS) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), mais uma ação policial, pela Operação Isótita, com o objetivo de apurar fraudes em licitações para aquisição de gêneros alimentícios da merenda escolar. A ação ‘na rua’ vem após investigações e atinge, hoje, os municípios de Campo Grande e Juti. O Enfoque MS já havia noticiado que hoje em MS, a PF fiscaliza formação de Vigilantes pelo Brasil com quatro escolas em MS na lista .

“Os trabalhos têm por objetivo apurar desvios de recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, bem como assegurar a participação isonômica das empresas nas contratações públicas”, aponta a PF.

A Operação Isótita, conforme a PF, foi a campo para cumprir quatros mandados de busca e apreensão, divididos entre dois em casa de empresários e um na casa de um servidor público. Já o quarto mandado foi in loco entre uma das empresas. “A busca na casa do servidor público foi em Juti. As outras de demais envolvidos, todas foram em Campo Grande”, mencionou a PF-MS.

Conforme a PF, no decorrer da investigação, verificou-se que empresários do ramo de comércio atacadista de produtos alimentícios de Mato Grosso do Sul teriam se utilizado de documentos falsos para se beneficiarem de tratamento diferenciado dispensado às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) em procedimentos licitatórios destinados à aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar.

Possíveis crimes

Segundo a PF, além do crime de peculato, a Polícia Federal apura também a possível prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, uma vez que foram constatadas transações financeiras atípicas entre empresários e servidores públicos.

Fale com a Redação