Operação contra ‘gatos’ na rede elétrica prende três pessoas em Ladário

7
Foto: PCMS

Três pessoas foram presas por furto de energia elétrica em Ladário nessa terça-feira (05). O flagrante aconteceu durante a Operação Curto-Circuito, deflagrada pela Polícia Civil e a Energisa MS.

Ao todo, foram 37 imóveis vistoriados pelas equipes. O “gato” pode configurar crimes de furto ou estelionato e causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões.

No ano passado, 10.294 termos de ocorrência foram elaborados no estado e 21,1 GWh de energia recuperados. Já as perdas comerciais tratadas chegaram a 373,3 GWh, quantidade que seria capaz de atender aproximadamente 200 mil casas por um ano.

Outro resultado importante foi o retorno de R$ 6 milhões em impostos, recursos que voltam aos cofres públicos e podem ser aplicados pelo Governo do Estado em áreas essenciais para a população.

Segundo a Energisa, as ações reforçam o compromisso da empresa com a segurança, a qualidade do fornecimento e a justiça tarifária, protegendo os clientes que utilizam a energia de forma regular. 

O “gato” traz sobrecarga à rede elétrica e pode piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.

“Toda semana estamos em algum ponto do estado com fiscalizações rigorosas para diminuir o número de furtos de energia”, disse Denise Simões, gerente de relações institucionais da concessionária.

Para denunciar o furto de energia, o cliente pode utilizar os canais de atendimento. A identidade de quem denuncia é mantida em total sigilo. As investigações prosseguem para a identificação de outros possíveis pontos de irregularidades na cidade de Ladário.