31.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 29 de abril, 2024
spot_img

Operação contra ‘roubo’ de terra em MS é realizada pela PF nesta 3ª feira

A PF-MS (Polícia Federal em MS), deflagrou na manhã desta terça-feira (20), a Operação Res Publica, contra organização criminosa responsável por invadir, ocupar e vender terras públicas de propriedade da União na cidade de Ponta Porã. À principio, os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela ação de hoje.

A ação não envolve os movimentos sociais que lutam pela terra, como o MST (Movimento do Sem Terras) ou Contag (Confederação dos Trabalhadores da Agricultura), mas possível quadrilha que faz estelionato, como em outras modalidades do crime.

Conforme a PF-MS, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, duas prisões preventivas, além de outras medidas cautelares como o afastamento das atividades de servidor público.

Segundo a investigação, o grupo promovia a invasão de terras públicas, praticando também outros crimes como corrupção, falsidade ideológica e estelionato.

A operação

A operação contou com a participação de 32 policiais federais. O nome é uma expressão latina que significa “coisa do povo”, “coisa pública”.

Fale com a Redação