30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de julho, 2024
spot_img

Operação ‘Guarda em Ação’ leva atendimento a Região Urbana do Bandeira

A Operação Guarda em Ação chega em sua nona semana nesta terça-feira (07), desta vez, com a instalação da Base Móvel para atender o primeiro bairro da Região Urbana do Bandeira, o Maria Aparecida Pedrossian, localizado na saída para Três Lagoas.

O serviço permanece por sete dias na região, atuando em averiguações, ações preventivas e repressivas e no combate ao furto de fios e outras situações de violência.

O ponto abriga um dos principais conjuntos habitacionais de Campo Grande, que leva o nome do bairro, com 1035 casas, além do Jardim Panorama, Vivendas do Parque, Jardim Samambaia, Residencial Fernando Sabino e Residencial Oiti, somado aos Residenciais Dahma I, II, III e IV.

“Acreditamos que hoje temos cerca de 32 mil habitantes em nossa região. A ação da Guarda vem em um bom momento, principalmente para monitorar questões relacionadas ao trânsito, além de ambiental, segurança dos prédios públicos e comunitários, além da segurança dos moradores”, aponta Jânio Macedo, presidente da Associação de Moradores.

Segurança a mais para todos

Operação 'Guarda em Ação' leva atendimento a Região Urbana do Bandeira
Jânio Macedo

A Associação de Moradores, que está funcionamento há 37 anos, oferece ações todos os dias da semana, com mais de 50 atividades, entre aulas de artes, esportes, música, cursos de capacitação e encontros com grupos de apoio.

“A chegada da Base da Guarda é uma segurança a mais para todas as pessoas que utilizam dos serviços da Associação. São pessoas de todas as idades, entre jovens a idosos. Já aconteceu de chegar gente mal-intencionada por aqui, mas graças a Deus, nunca aconteceu nada. O serviço da Base pode servir de apoio à Associação quando as pessoas que vem buscar o serviço dos Narcóticos Anônimos, por exemplo, e chegam com os ânimos exaltados”, explica Juliana dos Santos, utilizadora da Associação.

Operação 'Guarda em Ação' leva atendimento a Região Urbana do Bandeira

Instalada na Avenida Orlando Daros, a base funcionará das 7h às 22h. Ao todo, quatro viaturas e seis motos farão o reforço. Também estarão presentes a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e Gemop (Grupamento Especializado de Motopatrulhamento).

A base está instalada ao lado da Praça dos Amigos, local onde a ex-atleta do vôlei Lucineia Oliveira Silva, mais conhecida como Lucinha, tem um projeto social para promover o esporte em favor da vida e contra às drogas.

Operação 'Guarda em Ação' leva atendimento a Região Urbana do Bandeira

“Estou aqui há seis anos, cheguei quando a Praça tinha um aspecto de abandono e desocupada. Era um local utilizado por usuários de drogas, as pessoas tinham receio de passar por aqui. Com a implementação do projeto com aulas de vôlei de areia, conseguimos iluminação, uma manutenção permanente com podas e serviços de limpeza. Hoje chega o apoio do serviço da Guarda Civil Metropolitana (CGM), que será fantástico para nos dar mais segurança durante nossos treinos, principalmente nas oficinas da noite. Outro apoio que poderemos ter será na questão da fiscalização os motociclistas que estão nesse movimento de ‘randandan’ que tira o sono da gente. Esperamos que eles não voltem tão cedo”, finaliza Lucinha, referindo-se aos motociclistas que andam em grande número fazendo barulhos e atormentando a comunidade.

Operação 'Guarda em Ação' leva atendimento a Região Urbana do Bandeira

“Vamos fazer um trabalho preventivo na questão da criminalidade. Mas uma das maiores reivindicações da população é a questão das motocicletas irregulares, rodando aqui na região. Então, nós faremos um trabalho preventivo, mas também repressivo”, afirma o secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga.

Ainda segundo o secretário, haverá o recolhimento de motocicletas com irregularidade na documentação e flagrante de condutores sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) contribuem para reduzir a algazarra nas ruas.

Operação 'Guarda em Ação' leva atendimento a Região Urbana do Bandeira
Fale com a Redação