Operação na fronteira apreende arsenal e carros roubados

1279

Publicado em 14/03/2018 15h21 – Atualizado em 14/03/2018 15h21

Operação na fronteira apreende arsenal e carros roubados

Força-tarefa mobilizou agentes da PM, da PF, da Senad e policiais de cinco delegacias de MS

Da redação

A operação realizada nesta quarta-feira (14) na fronteira com o Paraguai resultou na apreensão de munições, 17 armas de fogo e ainda três veículos com registro de roubo/furto no Brasil. A força-tarefa apura a morte do investigador Wescley Vasconcelos, de 37 anos, em Ponta Porã. Além disto, houve prisões e entre os envolvidos estaria um policial militar da reserva.

Com objetivo de investigar o assassinato do policial civil Wescley Vasconcelos Dias, ocorrido no dia 6 deste mês e combater os crimes de tráfico de drogas, armas e munições, equipes de vários setores da segurança pública do Estado se reuniram em uma megaoperação na fronteira.

Foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão em Ponta Porã, Sanga Puitã e também na cidade paraguaia de Zanja Pytá. As ações resultaram na apreensão de 17 armas de fogo, 13 delas encontradas nas cidades brasileiras e várias munições. Foram recuperados ainda três veículos com registro de roubo/furto, dois do lado paraguaio.

Durante a operação, o policial militar da reserva, Carlos Icassati, foi preso com armas e munições em Ponta Porã. Com ele foram encontradas duas pistolas calibre 40, uma pistola 9 milímetros, dois revólveres calibre 38, um revólver calibre 32, uma espingarda calibre 12 e uma calibre 22, além de dezenas de munições desses calibres.

Conforme apurado pela reportagem do Campo Grande News, no município paraguaio, o brasileiro Michel Antunes Pinto foi flagrado com uma pistola 9 mm e o paraguaio Cesar Ortiz Zorrilla com uma espingarda calibre 12 e uma caminhonete com chassi adulterado. Como tinham registro das armas, os suspeitos não foram presos.

A megaoperação reuniu equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Polícia Federal, da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados, da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) e ainda de quatro delegacias de Campo Grande.

Policiais do GOI (Grupo de Operações e Investigações), além de investigadores e delegados do Garras (Delegacia Especializada Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) e da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio), participaram das ações na fronteira do Estado.

Segundo o delegado, Clemir Vieira, titular da delegacia regional do município, disse que o flagrante ainda está em andamento das pessoas presas, incluindo o policial militar.

“Os presos vão passar por oitivas e os objetos apreendidos também estão sendo contabilizados. São muitos policiais envolvidos nesta operação e ainda temos muito trabalho a ser feito hoje”, afirmou o delegado.

Entenda o caso

Wesley Vasconcelos foi morto em emboscada no fim da tarde do último dia 6. Ele estava em viatura descaracterizada junto com uma estagiária da delegacia em que era lotado e havia saído para ir em casa buscar algo. O atentado foi a poucos metros da unidade policial.

O investigador foi atingido por 30 tiros. A estagiária por um de raspão e foi socorrida para o hospital da cidade , onde passou por cirurgia. Por causa da execução, foi montada uma força tarefa com policiais de diversas delegacias de Campo Grande, sob a coordenação da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Homicídios (DEH). Colegas que se formaram com a vítima ressaltaram que ele era dedicado e, em pouco tempo, assumiu serviço de inteligência.

A esposa de Wescley, Renata Martinez Vasconcelos, de 32 anos, ficou cerca de 3 anos no município e deve retornar para Brasília, onde residem familiares. Ainda muito abalada, ela ressaltou o quanto o marido era um homem muito bondoso e íntegro. “Sou muito grata por ter tido o privilégio de viver com ele todos esses anos e aprender todos os dias. Agora, seguirei junto ao nosso filho, que falou que o papai dele é o nosso super herói, ele virou estrelinha, está ao lado do papai do céu”, comentou.

 (Foto: Divulgação)