30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de julho, 2024
spot_img

Oportunidade para Startups: programa do Sebrae capacita empresas à captarem investimentos

Startups de todo o Brasil podem se inscrever a partir desta quinta-feira (18) no mais novo ciclo do Capital Empreendedor, programa do Sebrae que possibilita a conexão entre as empresas inovadoras e os investidores. Esta é a sétima edição da iniciativa que prepara os pequenos negócios para atrair investimentos por meio de uma jornada completamente gratuita. O prazo para fazer a inscrição termina em 10 de maio.

Nos seis anos anteriores, o volume de investimentos por meio do programa alcançou cerca de R$ 327,4 milhões, com 263 startups investidas. No total, mais de 1,5 mil empresas, em diversos estágios de maturidade, receberam capacitações direcionadas para obter recursos para impulsionar seus negócios. O programa é composto por workshops, mentorias coletivas e individuais. Por fim, as startups passam pelo Circuito de Investimentos no qual apresentam seus projetos e soluções em rodadas de investimentos com investidores de todos os estágios do capital.

“Por meio de dois eixos de atuação, que são a capacitação de startups para negociação com investidores de risco e a formação de investidores anjo, o Programa Capital Empreendedor vem contribuindo para o fortalecimento do ambiente de negócios. Isso porque promove o intercâmbio de conhecimentos, a conexão entre os diferentes atores e o desenvolvimento dos projetos e soluções das startups aceleradas”, destaca a coordenadora do programa no Sebrae, Maria Auxiliadora Umbelino.

Experiência

Uma das empresas inovadoras acompanhadas pelo Capital Empreendedor de 2023 foi a Urupê Gestão de Resíduos Sólidos. A startup faz a destinação correta, com a garantia do melhor aproveitamento dos resíduos e se responsabiliza por todo o processo, desde a coleta até a destinação final, garantindo o maior aproveitamento possível. O CEO Beto Cescon aponta quais foram os benefícios de participar do programa.

“O Capital Empreendedor foi bastante útil para nós na captação de recursos porque conseguimos nos aprofundar em relação ao tema dos investimentos. A cada etapa que íamos passando, sentimos que estávamos mais preparados. No fim do ano passado conseguimos um aporte de R$ 400 mil em investimentos. Eu recomendo muito a participação das startups no programa do Sebrae”, destacou Beto Cescon.

Lançamento

A 7ª edição do Programa Capital Empreendedor terá o seu lançamento oficial na quinta-feira (18), às 16h, em uma live transmitida pelas redes sociais do Sebrae. Durante o evento on-line, ocorrerá um bate-papo sobre as expectativas em investimentos para 2024 e sobre a experiência da Shaped 3D, empresa que foi investida em 2023 após a participação no programa. Além disso, o Sebrae apresentará a plataforma Sebrae Startup, um ambiente especialmente estruturado para facilitar a conexão entre startups e investidores.

“A plataforma facilita o acesso das startups a investidores e promove uma aproximação mais estruturada e assertiva para ambos. Nesse ambiente, investidores e startups cadastradas têm várias informações disponíveis para fazer o match perfeito, tais como, modelo de negócios e maturidade das startups, tese de investimentos, perfil dos negócios, se a captação está aberta, entre outros. A ferramenta proporciona redução de custos, de tempo e de riscos para os dois atores”, explica Maria Auxiliadora Umbelino.

Aproveite a oportunidade e se inscreva na live de lançamento no dia 18 de abril, 16h (horário de Brasília), on-line, e entenda como funcionará o Ciclo 2024 do Capital Empreendedor: www.capitalempreendeo2024.com.br.

Fale com a Redação