Os deputados estaduais aprovaram, em discussão única, durante a Ordem do Dia da sessão plenária desta quinta-feira (20), o Projeto de Lei 109/2026, que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação de Jovens Amigos da Natureza (AJAN), sediada no município de Costa Rica.
A entidade sem fins lucrativos desenvolve ações voltadas à promoção social, ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e ao atendimento de segmentos mais vulneráveis da população.
Entre as atividades realizadas pela associação estão rodas de conversa, ações culturais, dança, música, palestras e práticas esportivas, com destaque para o futebol. As iniciativas buscam promover inclusão social, desenvolvimento pessoal e oportunidades de convivência para crianças, adolescentes, jovens e seus familiares.
De acordo com a justificativa do projeto, a AJAN atende aproximadamente 200 crianças, proporcionando acesso ao esporte, ao lazer e a atividades socioeducativas. A entidade também promove eventos comunitários, como a tradicional ação “Natal para Todos”, além do projeto “Levando Esportes para Todos”, composto por diferentes atividades desenvolvidas ao longo do ano.
O reconhecimento como entidade de Utilidade Pública Estadual evidencia a atuação da associação em benefício da comunidade de Costa Rica e região. As ações são desenvolvidas de forma contínua e incluem iniciativas de assistência social, incentivo à cidadania e fortalecimento da convivência comunitária.
Com a aprovação em discussão única, o projeto segue para sanção.





















