20.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de julho, 2024
spot_img

Pantalhaç@s realiza oficinas de teatro no Centro Cultural José Octávio Guizzo

A Pantalhaç@s (Mostra de Palhaç@s do Pantanal), reconhecido por promover a arte da palhaçaria, traz uma programação rica em oficinas ministradas por artistas de renome internacional. As oficinas acontecem nos dias 29, 30, 31 de maio e 1º de junho, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. As inscrições estão abertas gratuitamente, mas são limitadas, e podem ser feitas aqui. Pantalhaç@s é realizada pelo Circo do Mato em parceria com o Flor e Espinho.

Um dos idealizadores da mostra, o palhaço e ator Anderson Lima, do Flor e Espinho, destaca a importância dessas oficinas para o aprimoramento dos artistas locais e para a troca cultural que enriquece o repertório dos participantes.

“Vejo que as oficinas são importantes no aspecto de contribuir para que os artistas consigam aperfeiçoar o seu trabalho, capacitar, ver coisas novas no fazer, uma vez que elas trazem experiências diferentes para pessoas com grande trânsito no meio da palhaçaria, com experiências internacionais e faz com que a gente esteja sempre se capacitando, melhorando o nosso trabalho e o que reverte para o público sempre uma qualidade melhor naquilo que é feito por aqui,” afirma Anderson.

Oficinas

A Verdade do Palhaço: Palhaçaria com Técnicas Teatrais

  • Ministrante: Rafael Senna (Palhaço Muzzarela)
  • 29/05 (Quarta-feira)
  • 8h às 12h

Com uma carga horária de 4 horas e voltada para adultos a partir dos 20 anos, esta oficina explora a arte da palhaçaria com técnicas teatrais. Rafael Senna, com uma vasta experiência em países como Brasil, Argentina, Suécia, Arábia Saudita, França e Alemanha, entre outros, traz uma metodologia única e enriquecedora. A exigência do uso de roupas pretas, grandes, compridas e fechadas pelos participantes visa criar um ambiente de foco e uniformidade, facilitando o aprendizado e a prática das técnicas ensinadas.

Oficina: Vivência: A Beleza do Ridículo – Introdução à Palhaçaria

  • Ministrante: Naomi Silman (LUME Teatro)
  • 30/05 (Quinta-feira)
  • 9h30 às 12h30

Naomi Silman, com 28 anos de experiência no LUME Teatro e formação com mestres como Philippe Gaulier, Jacques Lecoq e Sue Morrison, oferece uma oficina prática de 3 horas para maiores de 16 anos. A vivência foca na introdução ao estado sensível do ridículo, prazer do jogo e diferentes qualidades corporais que compõem a figura única e pessoal do palhaço. Elementos como respiração, impulsos físicos, sensações no corpo, foco, olhar, relação com o público e expressão corporal são abordados para proporcionar uma experiência completa e enriquecedora.

Oficina: Partitura Física para Palhaçxs – A Descoberta do Corpo Cômico

  • Ministrante: Payasa Maku Fanchulini
  • 31/05 (Sexta-feira) e 01/06 (Sábado)
  • 9h às 11h

Destinada a adultos a partir dos 20 anos, esta oficina de 4 horas conduz os participantes pela pesquisa sobre desarticulação, criação e escrita dramatúrgica de cenas cômicas silenciosas. Payasa Maku Fanchulini trabalha com os canais de comunicação como gesto, movimentos, som, ruído e palavras, além dos tônus musculares e dinamismos, promovendo uma exploração profunda do corpo cômico.

O festival, com sua programação diversificada e de alta qualidade, com inúmeras apresentações que compreendem o universo da palhaçaria e promete uma experiência enriquecedora para todos os participantes, proporcionando o aprimoramento técnico e artístico dos envolvidos.

Fale com a Redação