1ª Turma de Oficiais da PMMS (Fotos: Chico Ribeiro)

Mato Grosso do Sul viveu nesta sexta-feira (3) um novo marco na formação de oficiais da Polícia Militar. Isso porque, pela primeira vez na história do Estado, uma turma se formou em solo sul-mato-grossense. A cerimônia de formatura dos 48 novos oficiais foi realizada no pátio do Comando-Geral da Polícia Militar, no Parque dos Poderes, e contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, que destacou os avanços da Corporação nos últimos anos.

“Esta é a primeira turma de oficiais formada em nosso Estado após estruturação da Academia de Polícia Militar, em Campo Grande, com recursos estaduais e investimento de cerca de R$ 3 milhões”, explicou. “Até 2018, os aprovados (no curso de formação) eram enviados para academias de outros estados, formando turmas de no máximo 15 aspirantes em regiões com estruturas e realidades diferentes daqui”, completou o governador.

A primeira turma do CFO/PMMS (Curso de Formação de Oficiais) foi constituída por candidatos aprovados no último concurso público estadual, realizado em 2018, com a abertura inicial de 50 vagas. Eles entraram na Academia em março de 2020 e concluíram neste mês a carga horária de 2.853 horas/aula.

“Esses 48 novos oficiais vão se somar a outros 6.357 policiais militares que já passaram pela formação e aos 807 novos policiais que ingressaram na carreira”, disse o governador.

Pela primeira vez na história oficiais da Polícia Militar são formados em MS
Comandante-geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez, (E) e governador Reinaldo Azambuja (D) com oficial

Reinaldo Azambuja ainda destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para a estruturação da segurança pública. “Entre 2015 e 2021 nosso Governo investiu R$ 949 milhões em obras, viaturas, armamentos, equipamentos e em novas tecnologias de inteligência e operação, para aumentar eficiência e resolutividade das nossas polícias”, contou. “Com muito esforço conseguimos reduzir nossos indicadores de criminalidade”, ressaltou.

Também na cerimônia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez, pontuou que a formação, habilitação e especialização da tropa são  focos de sua gestão. “Oportunizando conhecimento intelectual e ascensão profissional”, afirmou.

Já o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, salientou o prestígio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. “O que se produz aqui reflete no Brasil. No Mato Grosso do Sul se produz segurança pública para o Brasil, para o continente e para o resto do mundo. Mato Grosso do Sul é referência. Temos boa frota, policiais treinados e armamento de excelência”, frisou.

Pela primeira vez na história oficiais da Polícia Militar são formados em MS
Novos oficiais vão trabalhar na Capital e também no interior

Ainda acompanharam a formatura dos oficiais o presidente da Assembleia, deputado Paulo Corrêa, o deputado estadual Coronel Davi e o secretário estadual de Cultura e Cidadania, João Cesar Mattogrosso.

Fonte: Ascom Subcom Gov MS

Comentários