Pesquisa mostra preferência de consumidores por compras em lojas físicas no dia das crianças

422
(Foto: Procon/MS)

Com o Dia das Crianças que se aproxima, comemorado na próxima terça-feira (12), uma pesquisa realizada em Campo Grande indicou que 85% dos entrevistados não comprariam o presente pela internet, e sim em lojas físicas. De acordo com os entrevistados, o custo do frete e o tempo para entrega são os principais fatores para evitarem a opção. A pesquisa foi feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL/CG).

O levantamento foi realizado entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, via telefone. A amostragem foi de 400 entrevistados, com consumidores das sete regiões do município.
 
Entre os entrevistados, 56% não pretendem comprar, 32% afirmou que comprará o presente para a data e 12% não decidiram ainda. Dentro do percentual que irá às compras, 34% respondeu que prefere presentear com brinquedos, 40% com roupas e calçados, 16% não decidiram e 10% vai optar por viagem ou lazer.
 
Dos entrevistados que não vão presentear na data, 30% respondeu estar desempregado, 37% sem condições financeiras, citando inclusive a queda no poder de compra e os impactos da pandemia. Já 33% informaram ter outras prioridades no momento.
 
Questionados sobre o local das compras, 25% responderam que irão aos shoppings, 19% disse preferir as lojas do centro, 17% comprará no bairro e 24% não sabem, ou não possuem preferência. E, 15% deve comprar o presente do dia das crianças pela internet.
 
O levantamento apontou que comparado ao mesmo período do ano anterior, houve queda de 12% na intenção de compra.
 
Para o presidente da CDL CG, Adelaido Vila, os números mostram que o varejo tenta uma recuperação econômica. “Não são os melhores números para o período, especialmente considerando os impactos sofridos pelo setor. Temos urgência em ações dos governos para alavancar a economia e retomar o crescimento”.