O obetivo é prevenir e reprimir a pesca predatória
01/10/2018 07h23
Por: Redação
Polícia Militar Ambiental inicia hoje (1º) a Operação Pré-Piracema nos rios de Mato Grosso do Sul. O objetivo é prevenir e reprimir a pesca predatória no período próximo à piracema.
Conforme informações da PMA, o reforço nas fiscalizações começou já em setembro e agora em outubro terão ainda mais reforço. A bacia do Rio Paraguai é fechada no dia 5 de novembro, porém vários cardumes de diferentes espécies já estão formados, o que atrai turistas e pescadores.
Na Operação estarão envolvidos 362 policiais e englobará a operação “Padroeira do Brasil e a operação “Dia de Finados”, que são realizadas todos os anos. As fiscalizações intensificadas acontecem até às 8h do dia 6 de novembro.
Participarão 25 subunidades da PMA de todo estado. Ainda conforme a polícia, os trabalhos administrativos serão reduzidos durante a operação para o emprego do maior número possível de policiais.
A prevenção é também para combater outros crimes ambientais, como o transporte de produtos perigosos, desmatamento, exploração ilegal de madeira, incêndios ou tráfico de animais silvestres.
Ano anterior
No ano passado durante a operação Pré-piracema, a PMA autuou 133 pessoas por infrações e crimes ambientais, apreendeu 605 kg de pescado e aplicou R$ 884 mil em multas. Dessas 133 autuações, um total de 78 autuações foi por pesca ilegal e foi aplicado o valor de R$ 85.650,00 em multas por pesca ilegal.




















