19.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Polícia Federal e Paraguai anunciam operação em conjunto na fronteira

O ministro do Interior do Paraguai, Arnaldo Giuzzio Benítez anunciou no fim da tarde de ontem, quarta-feira (13) a realização de uma operação policial na fronteira contra o crime organizado, no qual contará com a participação de forças policiais paraguaias e brasileiras.

O anúncio veio após uma série de execuções feitas principalmente na fronteira com o Brasil, em cidades que fazem divisa com Ponta Porã, como Pedro Juan Caballero e Capitán Bado.

A operação intitulada Soberania concentrará forças de segurança pública em Amambay, próximo a Pedro Juan. O ministro do Interior detalhou a operação, que consistirá no empenho de diversas instituições, entre elas FTC (Força Tarefa Conjunta) a SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas), além das forças táticas da Polícia Nacional, sendo estas a Força Aérea e a FOPE (Força Especial de Operações Policiais), tudo isso em conjunto com a PF pelo lado brasileiro.

Para esta parceria um convênio com a Polícia Federal do Brasil foi assinado, permitindo então a instalação do comando Bipartite em Pedro Juan Caballero/Ponta Porã, possibilitando o intercâmbio de informações entre os países por meio das autoridades policiais no enfrentamento ao crime organizado transacional.

“Há décadas nessa parte do território o crime organizado entrou de forma transnacional, o que se intensificou nos últimos tempos através de pistoleiros e agressões”, afirmou o ministro ao explicar os objetivos da Operação Soberania. 

Fale com a Redação