28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de julho, 2024
spot_img

Pré-candidato a prefeito, Edmar Soares quer trazer o progresso para Jaraguari e fortalecer os assentamentos

Pré-candidato a prefeito de Jaraguari nas eleições de 2024, Edmar Soares (MDB) pretende promover o desenvolvimento municipal através da industrialização e fortalecer os produtores rurais, bem como os assentamentos e a agricultura familiar. Outro aspecto relevante é a valorização do servidor público, priorizando a humanização e a capacitação para sempre buscar a excelência na prestação dos serviços à sociedade.

Advogado e policial militar da reserva, Edmar Soares é apoiado pelo ex-governador André Puccinelli (MDB) e tem o aval do ex-senador e atual presidente estadual do MDB em Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka. O político se filiou em abril deste ano com o propósito de disputar a Prefeitura de Jaraguari pela primeira vez e traz consigo projetos de excelência futurística para o município.

“Essa é a minha primeira disputa na política partidária. O interesse pela disputa surgiu a partir de conversa entre amigos, os quais vislumbraram o meu nome como um concorrente a Prefeitura, buscando dar novo rumo a administração local. Vislumbraram um potencial ou um perfil de gestor público. Já exerci o cargo de presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PMMS, onde pude desempenhar a função executiva e proporcionar melhorias aos filiados, e da mesma maneira me coloco hoje como pré-candidato a prefeito, para dar mais qualidade de vida aos munícipes”, disse, em entrevista ao Enfoque MS.

Natural de Jaraguari, o agora pré-candidato reforça que tem a sua origem familiar naquelas terras férteis, sendo testemunha da necessidade de desenvolvimento e conhecedor dos problemas que o cidadão enfrenta no dia a dia, como a carência de especialidades médicas, precariedade de centros de educação e capacitação profissional e a falta de emprego.

“Minha história se confunde com milhares de outras pessoas que deixam suas terras natais, em busca de oportunidades profissionais. Meus avós, meus pais e eu nascemos aqui. Quando atingi os 18 anos, vi a falta de emprego e de opções da continuidade dos estudos e precisei deslocar para Campo Grande, onde tive a oportunidade de ser aprovado no concurso da Polícia Militar e construir a carreira. Entendo que os jovens jaraguariense precisam ter alternativas de estudo e emprego sem ter que ir para outra cidade”, frisou.

Edmar reforçou a necessidade de o próximo prefeito dar atenção maior às comunidades rurais. “Tenho visitado os cidadãos e anotado suas demandas. Vou estabelecer um plano de ação voltado para a infraestrutura, geração de emprego e renda e qualificação profissional. Há uma deficiência grande na área rural para capacitação. Quero trazer cursos técnicos e polos universitários. Acredito que o poder público atual não tem uma parceria eficaz com o Sebrae, Senai e o Senac, pretendo reforçar os laços para que todos tenham acesso à educação profissionalizante”.

Outra situação que está na pauta do pré-candidato diz respeito à saúde pública, sendo o principal problema relatado pelos moradores em uma pesquisa opinativa produzida pelo Instituto Ranking Brasil. Na visão de Edmar, existe um cenário de deficiência na área rural de Jaraguari, onde a equipe médica não está chegando da maneira como os cidadãos gostariam.

“É preciso ter uma atuação volante, fazer com que a equipe médica vá até os locais mais distantes do centro regularmente. Quero operacionalizar as unidades básicas de saúde e ainda colocar o atendimento dentário móvel de forma mais eficiente, uma vez que a administração atual implantou unidade móvel em um ônibus que não tem saído do lugar, permanece na unidade de saúde local, não atendendo as comunidades mais distantes, como deveria fazer”.

O pré-candidato falou sobre o Polo Industrial criado na Jaraguari Velho, distantes oito quilômetros da rodovia federal BR-163. “Foi um investimento muito importante do Governo do Estado, mas entendo que ficou ‘fora de mão’ para as indústrias aqui se instalarem, talvez por questão de logística e viabilidade, por estar longe da rodovia, dificultando os investimentos”, comentou.

A proposta que ele irá apresentar funda-se no esforço de promover o desenvolvimento empresarial e industrial às margens da BR-163, facilitando a logística dos transportes e despertando o interesse empresarial.

Edmar Soares lembrou que, muito antes da possibilidade de se tornar pré-candidato, já militava e agia como cidadão em prol da cidade. “Houve uma situação, em 2018 e 2019, na qual consegui viabilizar com o então deputado estadual Barbosinha a compra de uma farinheira móvel para atender aos pequenos produtores rurais. A máquina tinha sido orçada em R$ 75 mil, apresentei o projeto ao prefeito, tivemos o recurso liberado, mas não houve até hoje a aquisição do maquinário”, declarou.

Em sua avaliação, o ‘grande prefeito’ de Jaraguari nos últimos anos foi o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que investiu significativamente no município. “Conheço toda a história da cidade, lembro muito do ex-prefeito Jonas Vieira. Eu era uma criança e o via esperando o ônibus rumo à Cuiabá, antes da divisão, para buscar remédios para a população, demonstrando a sua preocupação com seus munícipes. Sobre o atual prefeito Edson, digo que teve a sorte de ter Reinaldo Azambuja como governador, pois foi graças a ele que aconteceram muitas melhorias”.

Nas eleições que estão por vir, o MDB vai lançar uma chapa forte para o quadro legislativo, com 10 candidatos, e tem como meta eleger um bom número para retomar a força do partido na cidade. Atualmente, não há nenhum representante da sigla na Câmara Municipal. “André Puccinelli me convidou para sair candidato a prefeito e conduzir essa retomada em Jaraguari”, pontuou.

Ainda nas suas palavras, declarou estar capacitado e preparado para o cargo. “Quero levar o progresso para Jaraguari. Estou participando de quase todos os eventos e reuniões que tratam da Rota Biocêanica. Entendo a importância de trazer os empresários de fora para investirem no nosso município, gerando emprego e renda. Acredito que posso dar novos ares à administração pública e fazer Jaraguari crescer da maneira que sempre mereceu”, finalizou o pré-candidato Edmar Soares.

Fale com a Redação