20.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de julho, 2024
spot_img

Prefeitura abre as portas de estande na Expogrande com presença de autoridades estrangeiras

Autoridades estrangeiras do Chile e de Luxemburgo participaram, nesta quinta-feira (4), da abertura oficial do estande da Prefeitura de Campo Grande na Expogrande 2024, que ocorre até o dia 14 de abril, no Parque Laucídio Coelho.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação – CORE Tarapacá, Germán Quiroz, expressou sua alegria por estar pela quinta vez em Campo Grande.

“Estamos novamente em Campo Grande, uma cidade encantadora, acolhedora, limpa e segura. Viemos com o objetivo de participar da Expogrande 2024, um evento de grande importância para a cidade, o estado e o país. Estamos acompanhados por uma delegação composta pelos principais diretores do Porto de Iquique e pelos responsáveis do Escritório de Tarapacá em Campo Grande. Estamos todos unidos em uma missão de integração, com foco neste grande projeto que é a Rota Bioceânica, uma integração política, econômica, social e cultural que beneficia toda a América Latina”, afirmou.

A presidente da Empresa Portuária de Iquique, Magdalena Balcells González, explicou que estão interessados em fortalecer a região de Tarapacá e, especialmente, o Porto de Iquique, e que Campo Grande está alinhada a esse projeto, por ser a Capital da Rota Bioceânica.

Prefeitura abre as portas de estande na Expogrande com presença de autoridades estrangeiras

“Queremos ser o destino mais conveniente para a carga dos produtores de Mato Grosso do Sul, para que os empresários locais possam se conectar com os mercados da Ásia e da costa do Pacífico. Campo Grande desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo-nos fortalecer os laços e ter acesso à riqueza de produtos que possuímos e levá-los para outros locais através do Pacífico”, disse.

Espaço de negócios

Mato Grosso é um dos principais Estados exportadores do país e ocupa o 11º lugar em relação ao total de envios brasileiros. O Chile está entre os 10 principais parceiros comerciais. As principais commodities exportadas são soja (37%), celulose (14%), milho (9,1%), carne bovina resfriada/congelada (8,6%) e açúcares (8,6%). Quanto às importações, os principais produtos são gás natural (44%), adubos ou fertilizantes (17%) e cobre (7,1%).

Prefeitura abre as portas de estande na Expogrande com presença de autoridades estrangeiras

A prefeita Adriane Lopes destacou o comércio internacional e pontuou que o estande da Prefeitura será um espaço de negócios.

“Serão 11 dias de muito trabalho, e este espaço terá um impacto na economia de nossa capital. No ano passado, recebemos mais de 20 mil pessoas em nosso estande, com palestras, workshops, trocas de experiências e conexões. Estou certa de que este ano iremos superar as expectativas e que cada vez mais seremos uma Capital próspera, não apenas para o presente, mas também para o futuro”, frisou.

O cônsul honorário do Brasil em Luxemburgo, André Bezerril, afirmou conhecer a realidade da Europa e do Brasil e ter a certeza de que Campo Grande é um exemplo para o país.

“No que diz respeito ao avanço, ao crescimento, ao desenvolvimento tecnológico no agronegócio e à infraestrutura, acho espetacular. É uma cidade muito bem administrada, que está fazendo grandes esforços, e acredito que Campo Grande irá longe, com essa nova empreitada que é a Rota Bioceânica, onde a capital de Mato Grosso do Sul se torna um centro de importação e exportação para o mundo”, disse.

Prefeitura abre as portas de estande na Expogrande com presença de autoridades estrangeiras

Participar da Expogrande

Para encerrar a cerimônia, o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, convidou todos a participarem da Expogrande.

“Durante todos os dias, teremos uma série de palestras, casos de sucesso e empresas que já estão obtendo êxito em Campo Grande. Nesta sexta-feira, teremos a Festa Chilena, que tem o objetivo de mostrar as potencialidades que temos no Chile, no Estado de Tarapacá, muito bem representado aqui neste momento, para os empresários campo-grandenses. No sábado, teremos a noite paraguaia, que também abre grandes possibilidades de negócios. Serão dias em que receberemos diversos países, abrindo possibilidades para que possamos estabelecer grandes conexões”, concluiu.

Prefeitura abre as portas de estande na Expogrande com presença de autoridades estrangeiras

A Expogrande 2024 é realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul) e caminha para sua 84ª edição como referência no agronegócio e entretenimento, reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.

Prefeitura abre as portas de estande na Expogrande com presença de autoridades estrangeiras
Fale com a Redação