19.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Prefeitura abre mais 10 leitos e pode ter mais 40 UTI-Covid instalados na Santa Casa

Os casos de Covid 19 só aumentam em Campo Grande e com a super lotação acima do limite disponível, faz com que governo estadual e prefeitura tenham que buscar novos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). O pior momento da Pandemia em Mato Grosso do Sul, com falta de Unidades, neste fim de sexta-feira (11), se dá um alívio, com anuncio de abertura de mais 10 leitos pela gestão municipal no Hospital do Penfico e outras 40 UTI-Covid estão sendo encaminhadas.

As outras 40 foram anunciadas em um trabalho conjunto entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e Santa Casa de Campo Grande, que poderá resultar na oferta de até 40 novos leitos de UTI-Covid na Capital, a serem instalados num prazo de 7 a 10 dias.

Conforme divulgação da SES, os entendimentos estão sendo feitos com uma empresa que presta serviço semelhante a municípios dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins e poderá ser contratada em parceria, com custeio partilhado pelo Estado e Município de Campo Grande. O objetivo é reduzir a fila de espera, que nesta sexta-feira (11) chega a 160 pacientes aguardando uma vaga em leitos de UTI na Central de Regulação da Capital.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, caso a modalidade funcione adequadamente na Capital, a mesma empresa poderá ser contratada para ofertar leitos de UTI em outras cidades de Mato Grosso do Sul, que também registram aumento de pacientes graves de Covid-19, como Amambai, São Gabriel do Oeste e Maracaju.

Já aberta no Hospital Adventista do Pênfigo

A Prefeitura de Campo Grande abriu mais 10 leitos de terapia intensiva (UTI) no Hospital Adventista do Pênfigo, para atendimento exclusivo de pacientes acometidos pela Covid-19. A ampliação tem por objetivo desafogar outras unidades hospitalares, além de absorver a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) da Capital.

Com os novos leitos em operação, o hospital passa a contar com 46 leitos de terapia intensiva de uso exclusivo a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O município de Campo Grande disponibilizou 10 respiradores para que os leitos pudessem ser implementados. Os primeiros pacientes já começaram a ser transferidos nesta sexta-feira, dia 11 de junho.

Segundo a Sesau, o número de leitos de UTI foi triplicado na Capital, saindo de 116 para os atuais 350 leitos contratualizados na rede pública, privada e filantrópica.

Além da ampliação dos leitos e o reforço no atendimento das unidades de urgência e emergência, o município intensificou as medidas com o objetivo de  frear a disseminação do vírus, como desinfecção de ruas e ações de fiscalização.

Fale com a Redação