Atendimento de pacientes com Covid-19.

A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o Governo do Estado, está ativando, nesta segunda-feira (10), mais 10 leitos de terapia intensiva (UTI) no Hospital Adventista do Pênfigo. Eles serão destinados para atendimento de pacientes com coronavírus (Covid-19). O hospital, localizado na saída para Sidrolândia, passa a contar com 16 leitos contratualizados com o Município para receber pacientes mais graves acometidos pela doença.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, anunciada em março deste ano, Campo Grande adotou uma série  de medidas prevendo a possibilidade de aumento significativo de casos e eventual sobrecarga no serviço público de saúde. Nos últimos quatro meses, o município ampliou em 154% a quantidade de leitos de UTI contratualizados na rede pública, privada e filantrópica, saindo de 116 para 295.

A disponibilização de novos leitos de UTI assegura a assistência adequada ao paciente em estado grave e contribui para manter a estabilidade na taxa de ocupação  de leitos críticos no Município.

Conforme o censo situacional da Divisão de Monitoramento Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no final da tarde deste domingo (09) a ocupação global de leitos críticos no município estava em 84% . Isso significa que dos 290 leitos disponíveis, 245 estavam ocupados, ou seja, 45 leitos de UTI encontravam-se vagos.

Recentemente, o município recebeu 40 ventiladores pulmonares do Ministério da Saúde. Dez, já estão em utilização, e 30 deverão ser utilizados para a abertura de novos leitos.

Comentários