30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de julho, 2024
spot_img

Prefeitura começa processo para drenagem e asfalto no Jardim Itatiaia

A Prefeitura de Campo Grande anunciou na manhã desta segunda-feira (29), que deu início ao processo de obra esperada por todo cidadão de bairros, o asfalto, que desta vez chegará aos moradores do Jardim Itatiaia, região Noroeste da Capital. A gestão municipal iniciou licitação em concorrência eletrônica para drenagem e pavimentação asfáltica na região, que fica na grande Tiradentes e possui a conhecida Lagoa itatiaia.

A obra de grande importância para a região irá integrar a outras execuções importantes, como o reordenamento da rotatória da Avenida Três Barras e a revitalização da Lagoa Itatiaia.

O processo para a pavimentação do bairro iniciou com a publicação no Diário Oficial de Campo Grande, da Concorrência Eletrônica (CE nº 001/2024) lançada pelo Município em 23 de abril. A sessão eletrônica está agendada para 09/05/2024 às 8h, e é um marco para a Prefeitura, que efetivamente se torna referência na aplicação da Nova Lei de Licitações. Na próxima semana, durante a sessão serão abertas as propostas das empresas interessadas em executar a obra.

Na primeira etapa do projeto de drenagem e pavimentação no Jardim Itatiaia, serão contempladas as ruas Assef Buainain, Aury Vasconcelos, Avelina Costa de Andrade, Ayd Saravy de Souza, Bráulio de Souza, Erci Cunha Martins, Jorge Luis Anchieta Curado, Manoel Olegário da Silva, Norberto Ribeiro de Souza, Santa Marina, Sebastião dos Santos e Ubaldino Saravy. O projeto está orçado em R$ 6.920.442,02.

Prefeitura começa processo para drenagem e asfalto no Jardim Itatiaia

Morando há 12 anos na Rua Aury Vasconcelos, a presidente da Associação de Moradores, Monique Oliveira está feliz com a notícia do asfaltamento.

“Como presidente da Associação de Moradores do Jardim Itatiaia, Jardim Vitória e São Bernardo, posso falar pela maioria dos moradores e estamos muito ansiosos e esperançosos de que a tão sonhada pavimentação seja uma realidade! Esperamos que todo o processo licitatório ocorra no prazo previsto e que tenhamos o mais rápido possível um resultado positivo, pois o Itatiaia é um bairro que merece e precisa dessa pavimentação”, afirma.

Já Isaías Martins Batista, que mora desde 2006 na Rua Ayd Saravy, fala de outra melhoria que virá com o asfalto. “As ruas que dão acesso a essa rotatória vão desafogar o trânsito em horário de pico, porque os motoristas passarão a utilizá-las”, diz ele.

Prefeitura começa processo para drenagem e asfalto no Jardim Itatiaia

“A obra no Jardim Itatiaia segue o trabalho com planejamento realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sisep. Primeiro veio o reordenamento da Avenida Três Barras, que acabou com o congestionamento da via e da rotatória com a Rua José Nogueira Vieira. Com a pavimentação dessas vias, novos acessos para a Lagoa Itatiaia serão criados, dando ainda mais fluidez à Avenida”, pontua Marcelo Miglioli, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), que também destaca como aceleradora do desenvolvimento da região, a obra de revitalização da Lagoa Itatiaia.

A revitalização da Lagoa Itatiaia  está em execução. Será investido R$ 1,2 milhão em recursos do Governo Federal e contrapartida municipal. Serão construídos playground, área de convivência, palco, redário, estação de ginástica, fonte interativa, bancos de concreto, calçadas com acessibilidade, pista de caminhada, decks e uma passarela (píer) de 40 metros. Transformada em área de interesse ambiental desde 1995 pela Lei Complementar 05, a Lagoa Itatiaia é um dos pontos turísticos da Capital, que deverá passar a receber mais visitantes após a revitalização.

Prefeitura começa processo para drenagem e asfalto no Jardim Itatiaia

Para Monique Oliveira, as obras de revitalização da Lagoa Itatiaia somada ao asfalto farão do lugar um cartão-postal, já que atualmente, moradores de outros bairros já frequentam o local.

“Vai melhorar bastante tanto em infraestrutura quanto em outros setores. Atualmente, não há onde as crianças brincarem e no projeto de revitalização da Lagoa Itatiaia, vi que será construído um parquinho para elas, então será bom não só para os moradores do bairro mas também para a cidade”, afirma.

Outras obras

Com o reordenamento viário feito no cruzamento das avenidas Três Barras, José Nogueira Vieira e Marquês do Lavradio, concluído no segundo semestre do ano passado, o trânsito passou a fluir sem os congestionamentos. A obra foi importante para os condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres que utilizam essas vias, que dão acesso à Região Urbana do Prosa e do Bandeira. Diariamente, circulam pela região, aproximadamente, 30 mil veículos em diversos sentidos e destinos.

Como parte do reordenamento, foi realizada a remoção da rotatória e a readequação viária com semaforização, além do alargamento da via, que passou a ter duas pistas de rolamento em cada sentido. Também foi realizado recapeamento no asfalto, bem como em toda sinalização horizontal e vertical.

Fale com a Redação