Dagata e O Trio Gabiru em apresentação na Praça Antônio João. (Foto: Jatobá Cultural.)

Os projetos foram selecionados em 2021 e serão ofertados gratuitamente para a população

A Prefeitura de Dourados, por meio da SEMC (Secretaria Municipal de Cultura de Dourados), promove 74 projetos culturais em 2022. As ações são destinadas a atender a comunidade douradense de forma gratuita. Os projetos foram selecionados em 2021, através do Comitê Técnico Gestor da Lei Aldir Blanc e do Comitê de Acompanhamento e Fiscalização e, para isso, foi disponibilizado o Edital nº 04/2021 (de seleção de propostas).

O secretário municipal de Cultura, Francisco Chamorro Kinho, ressaltou que o trabalho realizado durante todo o ano passado faz com que 2022 tenha um início de ano próspero para o setor cultural douradense. “Já nos três primeiros meses do ano, janeiro, fevereiro e março, teremos diversas apresentações, workshops e oficinas culturais em diversos pontos do município. Dessa forma trabalhamos para descentralizar as atividades, shows, performances e exposições, tudo gratuito para a população”, contou.

Através da LAB (Lei Aldir Blanc), a Prefeitura de Dourados disponibilizou R$ 543.866,46, para os projetos que levam cultura ao município. Dessa forma, todas as áreas setoriais artísticas foram contempladas, sendo elas: artes visuais, artesanato, cinema e audiovisual, culturas tradicionais e populares, dança, literatura, leitura e livro, música, patrimônio cultural, produção, técnica e gestão cultural.

O Conselho Municipal de Política Cultural, com apoio do Fórum Permanente de Cultura, participou de todo o processo e, dessa forma, a SEMC conseguiu a liberação do aporte financeiro destinado pela União a Dourados.

Prefeitura de Dourados promoverá 74 projetos culturais em 2022
Brô MC’s em apresentação na Praça Antônio João. Foto: Jatobá Cultural. (Imagem de Arquivo)

Atividades

Dentre as ações previstas para 2022, o primeiro projeto a ser executado é o Workshop para bailarinos amadores, iniciantes, ou artistas de outras áreas culturais que queiram uma vivência na dança.

A oficina acontecerá de forma gratuita, com vagas limitadas, nos dias 22 e 23 de janeiro no Studio Jacy Brasileiro. Para realizar a inscrição e obter demais informações é necessário entrar em contato através do e-mail: [email protected]

Já em fevereiro será realizada a Oficina de Dança do Ventre – no resgate da autoestima e manutenção da saúde emocional das mulheres. As inscrições estão abertas e ocorrem em quatro unidades dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), sendo eles: Canaã I no dia 08 de fevereiro, às 8h, Jóquei Clube no dia 09 de fevereiro, às 8h, Parque do Lago no dia 10 de fevereiro, às 8h, e no Vila Vargas, às 9h.

No dia 22 de Fevereiro, a artista Ana Carolina de Souza Silva, fará o lançamento do Livro “O devaneio era sala de visita”, no Espaço Artístico Sucata Cultural.

Serviço

Para mais informações: (67) 3411-7709 ou por mensagem no whatsapp (67) 98476-5050, das 8h às 11h. A SEMC, divulga o calendário de apresentações através do instagram @culturadourados.

Comentários