Tempestade de poeira na Capital no dia 15 deste mês. (Foto/Divulgação)

O Climatempo divulgou na manhã desta sexta-feira (22) a previsão meteorológica para o final de semana, onde Mato Grosso do Sul aparece com possibilidades de novo evento climático de tempestade de poeira.

O novo temporal deve ocorrer no domingo (24) com uma magnitude menor, entretanto deve desencadear ventos intensos entre 50 e 100 Km/h.

Conforme informações de um especialista da área, o evento de poeira ocorre a partir de combinações como solo seco e a frente fria que vem do sul, provocando também os incêndios no Pantanal.

O sistema de baixa pressão atmosférica vindo do Paraguai conspiram para a situação climática adversa. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.

Frente Fria

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) as mudanças na temperatura terão início no sábado, quando os termômetros devem registrar mudanças meteorológicas em todo o Estado.

A previsão é de que todos os municípios do centro-sul recebam pancadas de chuvas e rajadas de ventos. A nova frente fria é a responsável pelas chuvas que voltarão a cair de forma mais intensa.

Após os episódios de precipitação, as temperaturas devem cair, registrando mínima de 13°C em Ponta Porã, e 14°C em Sete Quedas e Amambai.

Para Dourados as previsões indicam friozinho de 15°C pela manhã de domingo. Na capital e região central a mínima será de 17ºC, com máxima de 23ºC.

Comentários