30.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 1 de maio, 2024
spot_img

Professores da educação infantil tem aulas de primeiros socorros via Samu

Os professores da educação infantil do município de Dourados, que trabalham com crianças, de seis meses a seis anos, passam muitas vezes por situação complicada com relação a Saúde dos pequenos. Assim, agora, os profissionais no segundo maior município de Mato Grosso do Sul, ‘voltaram a sala de aula’ e passaram a ter aulas de primeiros socorros via Samu. Agentes do Serviço de Atendimento Medico de Urgências, ministrou aulas de capacitação na área primaria para professores da educação infantil do Ceim Professora Zeli, no Jardim Monte Carlo.

Conforme a prefeitura, o projeto faz parte da educação continuada do NEU (Núcleo de Educação de Urgência), e visa ensinar na teoria e na prática manobras para garantir o socorro até a chegada dos socorristas. Os cursos foram ministrados na última semana de agosto, na primeira escola, mas o Samu dará continuidade aos cursos em outras unidades.

De acordo com o coordenador da enfermagem, Edilson Maciel, além do socorro foram ensinadas técnicas de primeiros cuidados para garantir a segurança dos alunos. “Lidamos diariamente com vidas e é preciso o máximo de conhecimento para que no momento do atendimento seja feito o possível para salvar essas vidas”, destacou.

“Entre as orientações realizadas estão as manobras de desengasgo (manobra de Heimlich) e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), que visam o menor dano possível ao socorrido enquanto aguardam o atendimento especializado”, apontou Maciel.

Os cursos foram ministrados pelos socorristas Vandercleia Gonzaga, João Luiz e o coordenador da Enfermagem;

Fale com a Redação