O Programa Despertando, promovido pelo Senar/MS, oferece oportunidades de alfabetização para adultos em Mato Grosso do Sul. Desde 2022, 460 alunos foram inscritos nessa jornada de aprendizado, que ensina habilidades de leitura, escrita e cálculos matemáticos. Em comemoração ao Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 08 de setembro, o Senar/MS traz o impacto do programa para aqueles que resolveram reescrever histórias.
Para chegar até o seu público, a iniciativa começa com demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais dos municípios. Em alguns casos, eles contam com parcerias locais que mobilizam o público conforme requisitos de cada etapa. Até o momento 15 municípios do estado receberam o Despertando.
O programa é dividido em duas etapas, a inicial focada na introdução à leitura, escrita da língua portuguesa e noções de cálculos matemáticos. A intermediária aprimora o conhecimento na leitura, interpretação e produção de textos, além de cálculos matemáticos mais complexos.
A analista educacional responsável pelo Despertando, Arilaine Pessoa destaca que “o programa impacta na melhoria da qualidade de vida dos participantes. É a construção e fortalecimento de sua autonomia, autoestima e liberdade. Isso permite que exerçam o direito de ir e vir, como cidadãos, sem depender do outro para ler ou escrever. Essa independência abre portas para realização de outros cursos e até realização de sonhos, como ler a bíblia.”
“É um sentido de dever cumprido”
Arilaine ressalta as transformações que o Despertando proporciona. “Fazer parte de uma ação que realiza sonhos é mais do que um propósito profissional, é parte de um propósito de vida. Nós, que tivemos acesso à educação na idade adequada, muitas vezes não compreendemos essa realidade, até ter contato com os alunos. Observar os relatos pessoais de conquista de cada um é confirmar que o Senar/MS realmente transforma vidas.”
Quem também participa desse processo é a pedagoga Márcia Lima Mendes Leite, que atua como instrutora no Despertando em Corumbá, em duas das 22 turmas que estão em andamento no estado. Ela explica que a preparação das aulas é por meio de planejamento diário. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento e desempenho dos alunos, e ir adequando a cada aula a estratégia pedagógica, dando significado da aprendizagem, utilizando suas experiências de vida. Deixando tudo mais dinâmico e colocando o aluno como protagonista da sus aprendizagem.
A oportunidade de vivenciar momentos únicos com os alunos, faz Márcia se sentir privilegiada em fazer parte do projeto. “Me sinto honrada em participar de um programa que transforma vidas. A sensação de ver que um aluno aprendeu a ler e escrever é uma emoção indescritível, é um sentido de dever cumprido.”
Reescrevendo Histórias
Marta Molina, de 79 anos, é uma das alunas de Márcia na turma inicial e conheceu o programa pelo Centro Conviver dos Idosos (CCI), que já frequentava. “Eu quero aprender bem mesmo português e matemática. Depois que terminar essa turma, pretendo fazer mais cursos e aproveitar enquanto ainda posso.”
Na mesma turma de Marta está Maria Elvira Pena, de 70 anos. Ela destaca que esse aprendizado é só o começo. “Eu gosto de tudo porque para mim é uma novidade praticamente. É meio difícil, mas estamos indo. Eu espero, depois que terminar, conversar com outros amigos e outras pessoas que passam igual a nós. E eu quero continuar no próximo módulo, tenho saúde.”
Quem também quer continuar aprendendo é Vitória Gomes da Silva, 67 anos. “Eu moro com Deus e comigo mesmo, né? Eu quero aprender de tudo, porque meu filho não lê pra mim. Vou continuar estudando e se tiver oportunidade, estudar cada vez mais.”