Apresentação dos resultados das pesquisas do Projeto Corredor Bioceânico UFMS, na última segunda-feira (Foto: divulgação UFMS, durante a

Empresários, agentes públicos e população em geral já podem acessar o ebook “Apontamentos sobre o Corredor Bioceânico Brasil-Norte do Chile: Economia, Logística, Direito, História e Turismo”. O material é disponibilizado gratuitamente e apresenta os resultados do Projeto Multidisciplinar Corredor Bioceânico da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O ebook foi lançado nesta segunda-feira (23), durante a apresentação dos resultados das pesquisas do Projeto.

O projeto de pesquisa e extensão aborda os desafios e as oportunidades gerados pela construção da rota bioceânica, que passará por cidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Foram realizados estudos em cinco eixos: Logística, Economia, Turismo, Direito e História.

“É uma publicação que pode nortear, orientar e servir de fonte para formulação de políticas públicas, para decisão de investimentos privados no caminho da rota, para definir ações de empresários, empreendedores ou agricultores familiares. É possível consultar esse material para ter informações de áreas essenciais sobre a rota”, explica o coordenador do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS, Erick Wilke.

Projeto da UFMS disponibiliza ebook com pesquisa sobre o Corredor Bioceânico

A pesquisa foi desenvolvida com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet (PT/MS), que é natural de Porto Murtinho, onde está sendo construída a ponte que ligará o município brasileiro à cidade paraguaia Carmelo Peralta.

“Esse material de pesquisa é uma oportunidade para que as pessoas possam ter mais conhecimento a respeito dessa rota, inclusive trazer investimentos porque a região sudoeste é uma das mais esquecidas do nosso Estado e a expectativa é que ela se desenvolva com a construção do Corredor Bioceânico”, afirma Loubet.

Tempo de pesquisa

Foram dois anos de trabalho de pesquisa e extensão. Os estudos foram realizados pelos pesquisadores Luciane Cristina Carvalho (ESAN/UFMS), Edgar Aparecido da Costa (CPAN/UFMS), Débora Fittipaldi Gonçalves (UEMS), Francisco Bayardo Barbosa (FAENG/UFMS), Ynes da Silva Félix (FADIR/UFMS) e o historiador Eronildo Barbosa, além de acadêmicos bolsistas que participaram do projeto. Entre as ações de extensão realizadas estão cursos, oficinas e eventos online.

A rota bioceânica possibilitará a conexão viária do Centro-Oeste brasileiro aos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, no Pacífico. O tema também é debatido pela UFMS em eventos e projetos, como a UniRILA (Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana).

Para baixar o ebook “Apontamentos sobre o Corredor Bioceânico Brasil-Norte do Chile: Economia, Logística, Direito, História e Turismo”, basta acessar o endereço www.corredorbioceanico.ufms.br/sobre ou clicar neste link: https://bit.ly/3wLHNvn

Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto Multidisciplinar Corredor Bioceânico

Comentários