Projeto Reviva Centro será debatido hoje na Câmara Municipal

294

Publicado em 04/10/2017 07h11

Projeto Reviva Centro será debatido hoje na Câmara Municipal

Audiência será realizada no Plenário Edroim Reverdito a partis das 8h30

Da redação

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza nesta quarta-feira (4), às 8h30, Audiência Pública para exposição do Projeto Reviva Centro, com a coordenadora de Projetos Especiais Catiana Sabadin Zamarrenho.

A reunião está sendo convocada pela Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo, composta pelos vereadores João César Mattogrosso (presidente), Dharleng Campos (vice), André Salineiro, Júnior Longo e Vinícius Siqueira.

O prejeto é visto pela Comissão como um grande avanço para a região central de Campo Grande, local mais movimentado da cidade. A previsão é que seja lançada na primeira quinzena de outubro a primeira licitação das obras do programa intitulado Viva Campo Grande II, que prevê a revitalização do Centro da Capital com recursos de US$ 56 milhões (R$ 175,280 milhões), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Esta obra não será apenas uma modificação estética do Centro, mas proporcionará para Campo Grande um novo formato de comércio, levando em consideração aspectos tão essenciais como acessibilidade, segurança e trafegabilidade”, pontua o o vereador João César Mattogrosso.

A Audiência Pública de exposição do projeto Viva Campo Grande II, popularizado como Reviva Centro, será no Plenário Edroim Reverdito, na sede da Casa de Leis, aberta para toda comunidade, contando com a presença dos vereadores do Legislativo Municipal, representantes de entidades comerciais e demais autoridades.

O PROJETO

As obras de Requalificação Urbana da área central de Campo Grande/MS compreendem o trecho da Rua 14 de Julho, entre as Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso, e as vias adjacentes. Para as obras da Rua 14 de Julho, estão previstas as seguintes intervenções: execução das redes de energia elétrica e telecomunicações subterrâneas, execução das redes de drenagem, redes de distribuição de água e esgotamento sanitário, rede de gás natural, pavimentação nas pistas de rolamento, ampliação, padronização e calçamento dos passeios públicos, acessibilidade, sinalização viária, iluminação pública, mobiliário urbano e paisagismo.

Já as intervenções nas ruas adjacentes compreendem: padronização das calçadas, acessibilidade, mobiliário urbano, sinalização viária, paisagismo, melhorias na iluminação pública e recapeamento asfáltico nas pistas de rolamento, cuja extensão é de aproximadamente 15,790 Km.

Também há preocupação de construir um circuito caminhável no Centro, tornando o ambiente mais agradável e, consequentemente, movimentando a economia. A Prefeitura vai investir, por exemplo, na compra de árvores em tamanho grande, para que o campo-grandense possa desfrutar da sombra, com nova ambientação.

A fiação será subterrânea e as calçadas serão alargadas para instalação de bancos, totens e lixeiras, por exemplo. Para isso, da Av. Afonso Pena até a Av. Mato Grosso, só será autorizado estacionamento para idosos, portadores de deficiência e descarga de mercadorias. Além disso, a história da cidade também será resgatada com uma escultura do antigo relógio da Rua 14 de Julho, nas mesmas dimensões do original, que será instalado no cruzamento da Rua 14 de Julho com a Av. Afonso Pena.

O contrato prevê cinco anos de carência, até a quitação do montante principal da dívida, por parte da Prefeitura, que será quitada em 20 anos, com juros de 2% ao ano.

Projeto Reviva Centro será debatido hoje na Câmara Municipal