Inscrições são realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Foto: Fernando Fazão/Agência Brasil)

Esta é a primeira edição em que egressos de escolas particulares podem concorrer às bolsas

O prazo para as inscrições do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), do segundo semestre de 2022, começa nesta segunda-feira (1º) e segue até a próxima quinta-feira (4). Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e/ou 2021 poderão utilizar suas notas para concorrerem a uma bolsa no Prouni.  Os interessados devem se inscrever pela página http://acessounico.mec.gov.br/prouni.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. Esta é a primeira edição em que estudantes egressos da rede privada de ensino e que não tiveram bolsa também poderão concorrer. Por isso, no momento da inscrição, serão apresentadas diferentes modalidades aos candidatos: ampla concorrência (que inclui alunos de escolas particulares) ou ações afirmativas.

Os resultados serão divulgados em duas chamadas: a primeira será realizada em 8 de agosto; a segunda, em 22 de agosto.

Quem pode participar?

Estão elegíveis estudantes e professores da rede pública de ensino. Os educadores precisam atender as seguintes condições: dar aula na educação básica e fazer parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública em que atua.

Já os estudantes devem atender aos seguintes requisitos: ter cursado todo o ensino médio em escola pública, realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) anterior ao processo seletivo de que está participando, com média, igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação; renda familiar de até três salários mínimos mensais por pessoa e que não tenha diploma de curso superior.

Alunos da rede privada também pode participar, desde que, tenham cursado todo o ensino médio em escola particular como bolsista integral, ou parte como bolsista integral na rede privada e parte na rede pública; além dos requisitos citados anteriormente.

Como se inscrever

As inscrições são realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior sendo solicitados alguns documentos comprobatórios como: número de inscrição e senha cadastrada no Enem referente à edição imediatamente anterior ao ano corrente; informações de contato; informações pessoais; informações sobre renda e composição familiar; informações sobre escolaridade e instituição onde foi cursado o ensino médio.

Resultado

As chamadas são divulgadas no Portal do Prouni e nas instituições de ensino escolhidas, em datas definidas no edital. Após o resultado, os candidatos devem comparecer na instituição de ensino em que foi aceito com a bolsa do programa para entregar a documentação.

Cronograma do Prouni do 2º semestre

  • Inscrições: 1º a 4 de agosto
  • Resultado da 1ª chamada: 8 de agosto
  • Comprovação das informações: 8 a 17 de agosto
  • Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto
  • Comprovação das informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto
  • Lista de espera: 5 a 6 de setembro
  • Resultado da lista de espera: 9 de setembro
  • Comprovação das informações: 10 a 16 de setembro
Comentários