PSDB homologa chapa com 33 candidatos para disputar eleições de 2026 em MS

3
(Foto: Divulgação PSDB-MS)

Convenção da Federação PSDB/Cidadania confirmou nove nomes para deputado federal e 24 para deputado estadual

O PSDB deu mais um passo na preparação para as eleições de 2026 ao homologar, nesta terça-feira (21), a chapa de candidatos que disputará vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A definição ocorreu durante convenção da Federação PSDB/Cidadania, realizada na sede do diretório estadual, em Campo Grande.

A legenda confirmou uma chapa composta por nove candidatos a deputado federal e 24 candidatos a deputado estadual. Os nomes representam diferentes regiões do Estado, reunindo lideranças já conhecidas da política sul-mato-grossense e novos integrantes que disputarão mandato pela primeira vez.

Segundo o presidente estadual do PSDB, deputado Pedro Caravina, o partido chega fortalecido ao processo eleitoral após um período de reorganização interna. Durante a convenção, ele afirmou que a expectativa é conquistar pelo menos uma cadeira na Câmara dos Deputados e entre quatro e cinco vagas na Assembleia Legislativa.

“O voto precisa ser conquistado. Não existe eleição ganha nem candidato imbatível. Cada um terá que fazer seu trabalho para alcançar o resultado esperado”, afirmou Caravina ao discursar para filiados e pré-candidatos.

Na disputa por vagas na Câmara Federal, o PSDB homologou as candidaturas de Bia Cavassa (Corumbá), Puka Valdez (Ponta Porã), Professor Juari (Campo Grande), Natal Gonzaga (Sidrolândia), Ricardinho Favaro (Itaquiraí), Capitão Roledo, Sirlene (Três Lagoas), Dr. Victor Rocha (Campo Grande) e Viviane Luiza (Campo Grande).

Para a Assembleia Legislativa, a legenda definiu uma chapa com 24 nomes, entre eles o próprio Pedro Caravina, que buscará a reeleição. Também foram homologadas as candidaturas de Adonis, Albi de Urrutia, Andrea Fim, Angelo Guerreiro, Biro Biro, Dheine Martins, Edson Nogueira, Flávio Dias, Flávio Cabo Almi, Izaias Rocha, Janete Córdoba, Eduardo Rocha, Zé da Farmácia, Zé Wilson, Julia News, Laura da Fiel Amigo, Lia Nogueira, Nelson Lords, Paulo Duarte, Coletivo de Servidores (Poliana), Dr. Rotterdam, Silvio Pitu e Wagner Pereira.

A reunião desta terça-feira teve caráter interno e foi destinada aos filiados da Federação PSDB/Cidadania. Já a convenção majoritária da coligação que apoia a reeleição do governador Eduardo Riedel (PP) está marcada para o dia 1º de agosto, quando deverão ser oficializadas as candidaturas ao Governo do Estado, Senado e demais alianças eleitorais.

Pelo calendário da Justiça Eleitoral, as convenções partidárias podem ser realizadas até 5 de agosto. Após a homologação, os partidos terão até 15 de agosto para registrar oficialmente os candidatos. A propaganda eleitoral começa no dia 16 de agosto.

As eleições gerais de 2026 estão marcadas para 4 de outubro. Na data, os eleitores escolherão presidente da República, governador, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais.