Quaest: Riedel tem 51%, Fábio Trad 12% e Delcídio 6% na disputa pelo governo de MS

10
Candidatos ao governo mais bem colocados em pesquisa Quaest ao Governo de MS (Foto: reprodução)

Pesquisa foi realizada entre 21 e 24 de setembro e mostra queda no número de indecisos de 20% para 15%

A segunda pesquisa Quaest/TV Morena sobre a disputa pelo Governo de Mato Grosso do Sul mostra Eduardo Riedel (PP) com 51% das intenções de voto no cenário estimulado. Fábio Trad (PT) aparece em seguida, com 12%, e Delcídio Amaral (PRD) tem 6%.

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 25 de agosto, Riedel passou de 40% para 51%. Fábio Trad oscilou de 13% para 12%, enquanto Delcídio caiu de 8% para 6%.

João Henrique Catan (Novo) manteve 3%. Jeferson Bezerra (Agir) passou de 1% para 2%. Lucien Rezende (PSOL) oscilou de 2% para 1%, e Renato Gomes (DC) permaneceu com 1%. Daniel Lemes (PCO), que tinha 1% na pesquisa anterior, não pontuou nesta rodada.

Entre os entrevistados, 9% disseram que pretendem votar em branco ou nulo ou que não vão votar. O percentual de indecisos caiu de 20% para 15%.

Veja os números da pesquisa estimulada

  • Eduardo Riedel (PP): 51%
  • Fábio Trad (PT): 12%
  • Delcídio Amaral (PRD): 6%
  • João Henrique Catan (Novo): 3%
  • Jeferson Bezerra (Agir): 2%
  • Lucien Rezende (PSOL): 1%
  • Renato Gomes (DC): 1%
  • Daniel Lemes (PCO): 0%
  • Branco, nulo ou não vai votar: 9%
  • Indecisos: 15%

A pesquisa estimulada é aquela em que os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos candidatos antes de declarar sua intenção de voto.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Riedel também aparece com o maior percentual.

O governador passou de 18% para 34%. Fábio Trad oscilou de 4% para 5%, enquanto João Henrique Catan passou de 0% para 2%.

Brancos, nulos e eleitores que afirmaram não votar somaram 4%. O número de indecisos caiu de 77% para 55%.

Cenários de segundo turno

A Quaest também testou duas simulações de segundo turno.

No primeiro cenário, entre Eduardo Riedel e Fábio Trad, Riedel aparece com 63%, contra 20% de Trad. Na pesquisa anterior, os percentuais eram de 59% e 22%, respectivamente.

Nesse cenário, 8% disseram que estão indecisos e 9% afirmaram que votariam em branco ou nulo ou não votariam.

Na segunda simulação, entre Riedel e Delcídio Amaral, o governador aparece novamente com 63%, enquanto Delcídio registra 19%. Em agosto, os percentuais eram de 54% e 23%.

Nesse caso, 8% dos entrevistados estão indecisos e 10% declararam voto em branco ou nulo ou disseram que não pretendem votar.

Os números representam o retrato da intenção de voto no período em que as entrevistas foram realizadas e estão sujeitos à margem de erro da pesquisa.

Saúde é principal problema apontado

A pesquisa também perguntou aos eleitores qual é o principal problema de Mato Grosso do Sul.

A saúde foi citada por 44% dos entrevistados, ante 39% na rodada anterior. Infraestrutura aparece em segundo lugar, com 15%, seguida por violência, com 9%, e economia, com 6%.

Outros problemas foram mencionados por 17%. Outros 2% disseram não identificar nenhum problema ou afirmaram que não há problema no estado, enquanto 7% não souberam ou não responderam.

Rejeição dos candidatos

O levantamento também mediu o grau de conhecimento e a disposição dos eleitores em votar nos candidatos.

Entre os nomes avaliados, Delcídio Amaral tem 54% de eleitores que afirmam conhecê-lo e não votar nele. Fábio Trad aparece com 45% nessa categoria.

Riedel tem 19% de eleitores que dizem conhecê-lo, mas afirmam que não votariam nele. João Henrique Catan registra 10%.

O levantamento também mostra que 80% dos entrevistados não conhecem Catan. No caso de Riedel, esse percentual é de 20%; Trad, 32%; e Delcídio, 25%.

Avaliação do governo Riedel

A pesquisa também perguntou sobre a avaliação da administração estadual.

A aprovação do governo passou de 62% em agosto para 73% nesta rodada. A desaprovação caiu de 16% para 10%. Outros 17% não souberam ou não responderam.

Na avaliação geral, 54% consideram o governo positivo, 31% classificam como regular e 7% como negativo. Outros 8% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também perguntou se Eduardo Riedel merece ser reeleito. Ao todo, 73% responderam que sim, enquanto 16% disseram que não e 11% não souberam ou não responderam.

Metodologia

A Quaest entrevistou 804 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 21 e 24 de setembro.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi contratado pela TV Morena e registrado na Justiça Eleitoral com os números MS-09580/2026 e BR-04113/2026.

O primeiro turno das Eleições 2026 está marcado para 4 de outubro.