32.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Programa de prevenção ‘Casal Grávido’ oferece curso em Dourados neste sábado

O objetivo do programa é prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas

24/05/2019 09h35
Por: Redação

O programa de prevenção “Casal Grávido” realiza mais uma edição, no próximo sábado (25), no Centro de Prevenção da Cassems em Dourados, que fica na Rua Mato Grosso, 1470, entrada lateral pela Rua Onofre Pereira de Matos, no Jardim Climax, às 7h30. O encontro tem por objetivo prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas, o programa oferece informações com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. Os interessados em participar do “Casal Grávido” devem ligar no telefone (67)3309-5351.

Cuidados pré-parto

A anestesiologista Amani Mancini é uma das palestrantes do curso de Campo Grande sobre as possibilidades de anestesia no parto vaginal e cesárea, os efeitos colaterais e como proceder clinicamente em cada um deles, de modo que ofereça mais segurança para a mulher e o bebê. “A dor é muito individual, se outra mãe não sente dor, não significa que você não terá. O parto é uma experiência singular. Desde que seja uma escolha segura, pode escolher o parto que quiser. Às vezes, acontece da paciente se preparar e no momento não ter condições, ou o contrário”.

Para ter mais possibilidades de escolha, é necessário se planejar. A enfermeira obstetra e doula, Simone Albuquerque, recomenda a doulagem para auxiliar no pré-parto, durante o nascimento do bebê e no pós-parto. Ainda, explica a função deste auxílio e a importância da participação do casal no processo. “Oriento para pesquisar sobre as melhores alternativas, a decisão não parte dos profissionais, o papel da doula é oferecer as informações, baseado em evidências científicas. A doula não interfere em nada, ela está ali para apoiar o casal em suas decisões, para isso, é feito um plano de parto”.

Saúde física da mãe

O programa de prevenção ressalta ainda a importância dos cuidados com a saúde da mulher. A educadora física Mikele Nunes salienta que os exercícios são benéficos para o bem estar de ambos. “Após o primeiro semestre de gestação, a mulher já pode fazer atividades como caminhada, pilates ou outro esporte que ela goste e o esposo pode ajudar nesses procedimentos. A Cassems oferece hidroginástica para mulheres gestantes em seu Centro de Prevenção”.

Primeiros cuidados

Além da atenção à saúde durante a gravidez, os primeiros cuidados após o nascimento também geram muitas dúvidas, principalmente em casais que vivenciam a primeira gestação. A pediatra Ariane Maia explica quais são os procedimentos primários realizados logo após o parto. “No primeiro momento é feita a pesagem do bebê, a medida do corpo e da cabeça e dado um índice de 0 à 10 sobre as condições em que ele nasceu. Também colocam colírio nos olhos para evitar infecções e a vitamina K, uma injeção que evita o sangramento do cordão umbilical. Há alguns anos, se dava banho logo que o bebê nascia. Hoje, esse banho é indicado 6 horas após o nascimento, pois a água derruba a temperatura e isso pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento. Em alguns serviços, a vacina é dada logo ao nascimento, em outros, é encaminhado para a unidade de saúde”.

O banho durante os primeiros meses é um procedimento que deixa dúvida nos pais, mas a doula Simone ressalta que aquele é um momento de contato pele à pele com os pequenos e busca tranquilizar os casais. “Atualmente, existem banheiras com redes antiderrapantes, almofadas de banho e outros utensílios que facilitam o posicionamento e conforto do bebê. Também, não é necessário muitos banhos por dia. O neném não joga bola, não brinca na lama ou rola no chão, a limpeza serve mais para tirar o cheiro de leite”.

Simone oferece uma aula prática para os pais sobre como proceder durante o banho e também faz recomendações de produtos ideais para respeitar a sensibilidade do recém-nascido e realizar a limpeza completa com segurança. “Recomendo usar sabonete líquido e neutro para o corpo e a cabeça e dispensar shampoo e condicionador, pois não se sabe até onde vai a alergia do bebê. A temperatura ideal da água é de 36 à 37 graus. Também, sugiro que os pais preparem o banho antes e deixem algodão, fralda, lenços e outros utensílios de higiene próximos à banheira, para o banho ser mais rápido e prático”.

Programa de prevenção ‘Casal Grávido’ oferece curso em Dourados neste sábado

Fale com a Redação