22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 22 de maio, 2024
spot_img

Reunião intersetorial e retomada do ProCeve reúnem diretores das 206 unidades da REME

Os diretores das 206 unidades escolares da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande estiveram reunidos para uma reunião intersetorial e pela retomada do ProCeve (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar), realizada na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A retomada do programa ocorre quase cinco anos após sua paralisação. O ProCeve visa frear os elevados índices de evasão escolar, promover a permanência com sucesso do aluno na escola, a preservação do patrimônio público e o bem comum.

A prefeita Adriane Lopes participou do evento e afirmou que a capacitação de hoje é a integração necessária.

“No passado, houve um período sem capacitações. E o Executivo entende haver um crescimento ao compreender a experiência do outro. A experiência do outro é valiosa para a história de cada um. Muitas vezes, você não precisa passar pela situação, mas se ouvir um colega que está vivenciando uma experiência, já poderá adotar algumas ações experimentadas e talvez não precise enfrentar o problema. A intenção da Prefeitura é integrar e trabalhar unidos por um só objetivo que é a educação”.

Reunião intersetorial e retomada do ProCeve reúnem diretores das 206 unidades da REME

De acordo com a superintendente de Gestão e Normas (Sugenor) da SEMED, Clarice Cassol, a reunião intersetorial serve para o alinhamento entre os setores, para que dúvidas dos diretores possam ser esclarecidas.

“Além disso, tivemos a retomada da lei de reparação. O aluno quebrar, ele conserta; ele sujar, ele limpa. E temos uma lei que respalda, então ele trará isso novamente para as escolas, dando mais autonomia, mais poder, não autonomia, poder ao diretor, na execução, porque há o promotor que acompanha”.

Conforme o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a reunião é um momento de informação, de troca de experiências, momento de parar para reavaliar. “Precisamos reavaliar nossa gestão, nossos conceitos e, principalmente, fazer o melhor para nossos alunos. Nosso principal objetivo são os alunos da Rede Municipal de Ensino”.

Criador da lei, o Procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, ministrou uma palestra aos diretores sobre como funciona a lei.

Reunião intersetorial e retomada do ProCeve reúnem diretores das 206 unidades da REME

“O ProCeve é um programa criado já há quase 30 anos devido à evasão e violência escolar. Ele evoluiu para o setor legislativo, quando as câmaras municipais, assembleias legislativas e até mesmo a Câmara Federal a transformaram em lei, com o propósito de trazer controle para as indisciplinas dentro da escola, porque o que estava acontecendo era os pais transferindo para a escola a responsabilidade de educar, de criar. E a escola não comporta essa demanda”.

Na oportunidade, foi empossada a nova presidência do Condaem (Conselho de Diretores e Diretores Adjuntos das Escolas Municipais e Diretores de EMEIs), eleita na última sexta-feira (19).

Kely Fabricia Pereira Nogueira, diretora da Escola Municipal Advogado Demosthenes Martin, foi eleita presidente. “Meu papel aqui é garantir qualidade na educação. Junto com os diretores, garantir um diálogo franco, com parceria e lealdade. Porque só assim conseguiremos mudar o rumo da educação”.

Reunião intersetorial e retomada do ProCeve reúnem diretores das 206 unidades da REME
Fale com a Redação