16.8 C
Campo Grande
domingo, 24 de agosto, 2025
spot_img

Riso e poesia na estrada: projeto leva dez apresentações gratuitas a cinco cidades

A partir desta segunda-feira (25) até sexta-feira (29), o público infantil de cinco cidades de Mato Grosso do Sul vai receber uma dose extra de riso, poesia e imaginação. A palhaça Mixirica e sua inseparável parceira Mixipulga percorrem escolas, centro cultural e instituição em Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana (distrito de Piraputanga), Terenos e Campo Grande com o espetáculo “MixiCirquinho”, dentro do projeto itinerante “Mixi Pé na Estrada”.

A iniciativa realiza dez apresentações gratuitas, aproveitando o mês dedicado à Primeira Infância no Brasil. Com uma estrutura portátil e charmosa, o pequeno circo se adapta a qualquer espaço, transformando salas de aula, pátios e auditórios em verdadeiros picadeiros.

Segundo a idealizadora do projeto e intérprete da palhaça Mixirica, Kelly Figueiredo, a proposta nasceu do desejo de democratizar o acesso à arte. “É como plantar sementes de riso e imaginação em diferentes solos e ver cada comunidade florescer de um jeito único”, destaca.

No espetáculo, o público conhece Mixirica — curiosa, atrapalhada e poética — e Mixipulga, pequenina no tamanho, mas gigante na coragem. Entre cordas bambas, truques de mágica e malabarismos improvisados, as duas exploram a mistura entre o circo clássico e a palhaçaria contemporânea, sempre valorizando os erros e o improviso como parte do jogo cênico.

Além da diversão, o espetáculo traz reflexões sobre respeito à diversidade, coragem e amizade. Todas as sessões contam com intérprete de Libras, ampliando o alcance da experiência. “Por ser altamente visual e físico, o espetáculo dialoga com diferentes públicos, inclusive quem enfrenta barreiras de linguagem”, ressalta Kelly.

Realizado com investimento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Ministério da Cultura, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o projeto celebra a importância de estimular a imaginação na primeira infância. “Essa é a fase em que cada estímulo deixa marcas profundas. Semear encanto e criatividade nesse período é contribuir para o desenvolvimento emocional, social e cultural das crianças”, conclui a artista.

Agenda das apresentações:

  • 25/08 – Corguinho – Escola Municipal Frei Otávio João Simionato-Polo – 10h e 14h
  • 26/08 – Dois Irmãos do Buriti – Escola Municipal Felícia Emiko Kawamura Sakitani – 9h30 e 15h
  • 27/08 – Piraputanga (Aquidauana) – Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro – 8h e 10h
  • 28/08 – Terenos – Centro Cultural Ramez Tebet – 9h30 e 15h
  • 29/08 – Campo Grande – Instituto Maná do Céu para os Povos – 9h e 14h
Fale com a Redação