28.8 C
Campo Grande
domingo, 3 de agosto, 2025
spot_img

Santa Casa inaugura ala especializada de atenção psicossocial com 20 leitos

24/03/2020 17h01
Por: Redação

Foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (24), uma nova ala com vinte leitos de enfermaria da Unidade Especializada de Atenção Psicossocial da Santa Casa de Campo Grande. O local será destinado ao atendimento de pacientes encaminhados para tratamento compulsório no hospital.

A nova ala vem de encontro à realidade que comerciantes, principalmente, da região central de Capital, vêm enfrentando com problemas gerados por pessoas em situação de vulnerabilidade social nas ruas. Desde o ano passado, representantes da sociedade civil organizada e de diversas entidades, entre elas Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Polícia Militar, coordenadoria do Direitos Humanos do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Gerência de Segurança dos Correios, Arquidiocese de Campo Grande, OAB/MS e muitas outras vinham discutindo a necessidade da abertura de leitos em hospitais para atendimento involuntário desses casos.

A administradora comercial do Condomínio Terminal do Oeste (Antiga Rodoviária), Rosane Nely de Lima, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto e para que a nova ala estivesse à disposição para os tratamentos. “Esta unidade é prova de que se todos ser unirem em favor de uma causa importante, tudo dará certo. Agradeço a Santa Casa por ter apoiado e abraçado esse projeto que beneficiará muitas entidades”, falou.

Em nome do 1º Batalhão da Polícia Militar da Área Central, o tenente coronel Claudemir de Melo Domingos Braz, falou da importância do reforço na segurança da região e da ajuda que será dada pelo hospital no processo de ressocialização dos pacientes. “Acredito que com esses leitos disponíveis a negociação entre as instituições ocorrerá de forma breve, pois sabemos da necessidade desse tipo de internação na cidade e do quanto esta atenção e tratamento será útil na ressocialização das pessoas”, afirmou Claudemir.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Lídio Lopes, reforçou a importância da unidade para a cidade. “Este é um momento histórico! Parabenizo a Santa Casa pela estrutura e as demais entidades pelo brilhante projeto. Agora precisamos unir ainda mais força nesse enfrentamento que é a internação involuntária. Deixo a nossa comissão ao dispor para intermediar situações que forem ajudar as pessoas”.

Na sequência, o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, ressaltou que a unidade está disponível para ajudar no tratamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Nós vínhamos sendo procurados para tentar resolver a situação que estava prejudicando a região central e na busca de hospitais que pudessem ajudar com a desintoxicação. Neste espaço é possível receber pacientes na primeira fase de tratamento, mas que darão sequência em outra entidade, mas aqui está uma ala à disposição para atender a demanda”, concluiu Esacheu.

Em seguida, foram dadas as bênçãos para a Unidade Especializada de Atenção Psicossocial pelo padre Marcelo Tenório de Almeida, que também é capelão da Santa Casa, e pelo pastor Milton Marques, responsável pela Clínica da Alma. Após a breve solenidade organizada pela gerência de eventos, os visitantes conheceram as novas instalações, acompanhados por membros da diretoria corporativa e gestores do hospital.

A reforma da ala teve recursos próprios da instituição e os trabalhos duraram em torno de 45 dias até a entrega do amplo espaço físico, moderno e tecnológico, destinado ao tratamento especializado de Atenção Psicossocial.

Santa Casa inaugura ala especializada de atenção psicossocial com 20 leitos

Santa Casa inaugura ala especializada de atenção psicossocial com 20 leitos

Fale com a Redação