24/03/2020 17h01
Por: Redação
Foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (24), uma nova ala com vinte leitos de enfermaria da Unidade Especializada de Atenção Psicossocial da Santa Casa de Campo Grande. O local será destinado ao atendimento de pacientes encaminhados para tratamento compulsório no hospital.
A nova ala vem de encontro à realidade que comerciantes, principalmente, da região central de Capital, vêm enfrentando com problemas gerados por pessoas em situação de vulnerabilidade social nas ruas. Desde o ano passado, representantes da sociedade civil organizada e de diversas entidades, entre elas Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Polícia Militar, coordenadoria do Direitos Humanos do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Gerência de Segurança dos Correios, Arquidiocese de Campo Grande, OAB/MS e muitas outras vinham discutindo a necessidade da abertura de leitos em hospitais para atendimento involuntário desses casos.
A administradora comercial do Condomínio Terminal do Oeste (Antiga Rodoviária), Rosane Nely de Lima, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto e para que a nova ala estivesse à disposição para os tratamentos. “Esta unidade é prova de que se todos ser unirem em favor de uma causa importante, tudo dará certo. Agradeço a Santa Casa por ter apoiado e abraçado esse projeto que beneficiará muitas entidades”, falou.
Em nome do 1º Batalhão da Polícia Militar da Área Central, o tenente coronel Claudemir de Melo Domingos Braz, falou da importância do reforço na segurança da região e da ajuda que será dada pelo hospital no processo de ressocialização dos pacientes. “Acredito que com esses leitos disponíveis a negociação entre as instituições ocorrerá de forma breve, pois sabemos da necessidade desse tipo de internação na cidade e do quanto esta atenção e tratamento será útil na ressocialização das pessoas”, afirmou Claudemir.
O deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Lídio Lopes, reforçou a importância da unidade para a cidade. “Este é um momento histórico! Parabenizo a Santa Casa pela estrutura e as demais entidades pelo brilhante projeto. Agora precisamos unir ainda mais força nesse enfrentamento que é a internação involuntária. Deixo a nossa comissão ao dispor para intermediar situações que forem ajudar as pessoas”.
Na sequência, o presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, ressaltou que a unidade está disponível para ajudar no tratamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Nós vínhamos sendo procurados para tentar resolver a situação que estava prejudicando a região central e na busca de hospitais que pudessem ajudar com a desintoxicação. Neste espaço é possível receber pacientes na primeira fase de tratamento, mas que darão sequência em outra entidade, mas aqui está uma ala à disposição para atender a demanda”, concluiu Esacheu.
Em seguida, foram dadas as bênçãos para a Unidade Especializada de Atenção Psicossocial pelo padre Marcelo Tenório de Almeida, que também é capelão da Santa Casa, e pelo pastor Milton Marques, responsável pela Clínica da Alma. Após a breve solenidade organizada pela gerência de eventos, os visitantes conheceram as novas instalações, acompanhados por membros da diretoria corporativa e gestores do hospital.
A reforma da ala teve recursos próprios da instituição e os trabalhos duraram em torno de 45 dias até a entrega do amplo espaço físico, moderno e tecnológico, destinado ao tratamento especializado de Atenção Psicossocial.
