23.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de julho, 2024
spot_img

Sebrae-MS apresenta soluções para pequenos negócios do campo na Tecnofam

Termina nesta quinta-feira (18), em Dourados que recebe de 16 a 18 de abril, a 5ª edição da Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar, com previsão de reunir cinco mil produtores rurais, assentados, membros de comunidades tradicionais, pesquisadores e técnicos agropecuários, de municípios de Mato Grosso do Sul, mas também de diferentes regiões do Brasil, da Bolívia e do Paraguai.

O evento apresenta mais de 70 tecnologias e oferece oficinas, capacitações, palestras e seminários. O Sebrae/MS é um dos patrocinadores da iniciativa, que é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste junto a diversas instituições.

Com um estande próprio na feira, o Sebrae divulga as soluções voltadas para o público rural. “O grande objetivo do Sebrae é levar tecnologia para o pequeno produtor e melhorias na gestão do negócio. E, depois contribuir para levar esse produto para o mercado, de forma que ele possa aumentar a produtividade, sabendo que vai ter como vender o excedente. Em 2023, atuamos com mais de 5 mil propriedades em Mato Grosso do Sul e esperamos aumentar essa abrangência em 2024”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

As soluções oferecidas pelo Sebrae/MS são em formato de consultorias de pecuária, hortifruticultura e agroindústrias e de capacitações como a Rota Rural, o Empretec Rural e o Negócio Certo Rural, que podem ser utilizados pelos agricultores para o crescimento dos seus empreendimentos, com aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade.

Sebrae-MS apresenta soluções para pequenos negócios do campo na TecnofamAutoridades prestigiam abertura da Tecnofam. Imagem: Messias Ferreira – Sebrae/MS

Entre as cerca de 80 caravanas que participam da Tecnofam, está a da Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar (Cooplaf), localizada em Terenos, que agrega cinco municípios e 500 produtores associados. Membros da caravana passaram pelo estande do Sebrae/MS para agradecer a assistência que recebem por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal.

“Tivemos várias consultorias, abrangendo diversas fases, como produção, controle de pragas e manejo. É muito bom que nos trouxeram aqui hoje para aprender ainda mais e aplicar lá”, disse Ana Maria de Jesus Cordeiro, do Assentamento Santa Mônica, em Terenos.

A Tecnofam também é oportunidade de exposição e comercialização dos produtos, por meio da Feirinha da Agricultura Familiar. O casal José Alceu Cabral e Zuleide Rodrigues, do Sítio Paraíso, em Jaraguari, apresenta ao público os Queijos Dazú, produzidos artesanalmente com leite pasteurizado de vaca Jersey, utilizando-se do protótipo produzido pela impressora 3D do Living Lab, laboratório de inovação do Sebrae/MS. Com o mockup, os clientes podem manusear a simulação do queijo feita em silicone, sem causar danos aos produtos originais, que ficam armazenados na temperatura ideal até a finalização da venda.

Sebrae-MS apresenta soluções para pequenos negócios do campo na TecnofamProdutor José Alceu Cabral , da Queijos Dazú, mostra ao público protótipo que simula queijo desenvolvido no Living Lab – Laboratório de Inovação do Sebrae/MS

“Nos últimos anos, a gente recebeu apoio do Sebrae de todos os jeitos. Desde incentivo, que é muito importante, até ajuda com informações e tecnologia. Também fizemos vários cursos para aprender a ter um bom negócio, desenvolvendo nosso trabalho como empresários e, mais recentemente, estamos apostando no turismo rural”, relatou José Alceu.

Também marcaram presença na Tecnofam os conselheiros do Sebrae/MS: Lucas Galvan, superintendente do Senar; Ricardo Senna, secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); e Omar Vasconcelos, superintendente Estadual do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul.

Inovação na Cidade e no Campo

Com a entrada de novos membros e a inclusão de outros compromissos, dentro da 5ª edição Tecnofam também foi assinada a revalidação do Pacto pela Inovação do Ecossistema Local de Inovação de Dourados, do qual o Sebrae/MS foi um dos fundadores, em 2020. A assinatura ocorreu após a solenidade de abertura do evento, no estande do Ecossistema.

“O Sebrae trabalha com 11 Ecossistemas do estado e em Dourados, foram articulados os atores que já trabalham com a inovação, como universidades, instituições científicas e tecnológicas, e demais parceiros da sociedade, ou seja, todos aqueles que se relacionam com as tecnologias que estão circulando atualmente e os novos modelos de negócios, como as startups. Nosso objetivo é fazer com que todos trabalhem juntos para fortalecer a região e criar condições para que surjam empresas inovadoras, para assim ganharem mercado e escala no Brasil”, explica o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Sebrae-MS apresenta soluções para pequenos negócios do campo na TecnofamAssinatura de revalidação do Pacto pela Inovação do Ecossistema Local de Inovação de Dourados visa unir todos os atores em um movimento para alavancar e fortalecer o empreendedorismo inovador na região. Imagem: Messias Ferreira – Sebrae/MS

O pacto visa unir todos os atores em um movimento para alavancar e fortalecer o Ecossistema Local de Inovação, atuando em políticas e ações estratégicas voltadas para o empreendedorismo e a visão de transformar o perfil da economia douradense. Com a revalidação do Pacto pela Inovação, os integrantes se comprometem a estimular o empreendedorismo inovador com a realização de eventos que aproximem os ambientes de inovação existentes; propor programas e projetos de estímulo à inovação para a Educação Básica; criar editais com linhas temáticas de inovação; entre outras ações.

“A repactuação trouxe mais entidades e isso nos dá a garantia de que a cidade trabalha em um ambiente de atração de novos negócios, de consolidação do Ecossistema, de ampliação das ações e também de integração entre a região, através do Celeiro do MS, permitindo a integração dos municípios da região nessa ação em favor do desenvolvimento”, projeta o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

De acordo com o representante da Embrapa no Ecossistema, Rafael Zanoni Fontes, essa atuação é importante por exemplo para um dos potenciais identificados em Dourados: o agronegócio. “Quando começamos a atuar enquanto Ecossistema e levantar a vocação da nossa região, logo percebemos que Dourados é polo da agricultura. Então, a presença do Ecossistema no evento, neste momento tão importante de repactuação, também colabora para atingirmos a agricultura familiar que é onde a inovação pode ser mais impactante, já que os pequenos agricultores podem enfrentar mais dificuldades de acesso às tecnologias e inovações”, acredita.

Em Dourados, existe uma grande participação dos atores, inclusive a Prefeitura Municipal cedeu espaço para atuação dos diversos membros em um centro de inovação, nomeado Tereré Hub. Além disso, a partir do Programa LIDER– Liderança para o Desenvolvimento Regional, do Sebrae, a abrangência foi ampliada para a região, com a criação do Celeiro do MS – Agência de Desenvolvimento do Território da Grande Dourados (ADEGRAND), para promover o desenvolvimento sustentável da região via fortalecimento dos municípios da Grande Dourados. Durante a Tecnofam, o Celeiro do MS compartilha o estande com o Ecossistema Local de Inovação para mobilizar novos integrantes.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, os interessados devem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Fonte: Ascom Sebrae MS

Fale com a Redação