27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Segunda etapa da campanha de vacinação da gripe termina nesta quarta-feira

Confira locais de vacinação

Nesta quarta-feira (9) será finalizada a segunda etapa da campanha de vacinação contra Influenza, que tem como público alvo os trabalhadores da Educação e idosos. A partir do dia seguinte serão incluídos na lista de pessoas a serem vacinadas contra gripe, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) outros grupos de pessoas que também são focos da campanha. 

O principal objetivo neste momento é aumentar a cobertura de vacinação nos públicos que já estão abertos. Crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, que foram contemplados na primeira etapa da campanha, também poderão se vacinar. 

Neste ano, a campanha contra Influenza está acontecendo simultaneamente à da Covid-19. Por isso, é necessário atenção no momento da vacinação, visto que se deve aguardar 15 dias entre a aplicação das doses. “A prioridade é a vacina da Covid. Após transcorrido este período, quem está enquadrado para tomar a da Influenza deve procurar uma unidade de saúde com urgência”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

De acordo com o último balanço da Sesau, realizado na sexta-feira (4), 94.534 pessoas foram vacinadas, 37,8% do total que deve receber a vacina. Dentre os públicos que mais preocupam devido à baixa procura são os idosos e trabalhadores da saúde, uma vez que em anos anteriores, com quase dois meses de campanha, estes grupos já tinham batido a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% do público imunizado. 

Até então apenas 37,63% dos idosos e 59,11% dos trabalhadores da saúde haviam recebido a vacina contra a gripe no município. 

Na última etapa da campanha, que irá até o dia 9 de julho, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade também poderão se vacinar. 

Fale com a Redação